Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Escoteiros aderem a movimento nacional no sábado

3ª edição do “EducAÇÃO Escoteira” acontece no dia 18 e o GE Pomerano fará atividades na escola Almirante Barroso. Ações serão realizadas por vários grupos de escoteiro do Brasil.

a90b89f6d23dbf6a12d5aafac116e56a.jpg Foto: Divulgação/GEP

Todos os anos, os escoteiros do Brasil realizam uma ação simultânea em todo o país, o “EducAÇÃO Escoteira”, um evento estratégico da instituição, que tem como principal objetivo apresentar o Movimento Escoteiro para estudantes, dando a oportunidade para crianças e adolescentes vivenciarem uma experiência de atividades educativas e ter contato com a proposta do Escotismo.

E neste fim de semana, no dia 18 de maio, será realizada mais uma edição do movimento e, de acordo com a organização nacional do movimento, a expectativa é que mais de 1.200 estabelecimentos de educação sejam impactados pela ação dos Escoteiros do Brasil.

Em Pomerode, o “EducAÇÃO Escoteira” será realizado pelo Grupo Escoteiro Pomerano (GEP), na E.B.M. Almirante Barroso, das 14h30min às 17h. Será um dia de diversão e aprendizado que beneficiará escoteiros e estudantes, por meio da experiência do Escotismo em proporcionar atividades educativas, seguindo o tema anual “Escotismo – uma Aventura Saudável”.

O evento é destinado a crianças de sete a 14 anos e as atividades serão divididas por faixa etária. Os participantes de sete a 10 anos farão atividades com enfoque na preservação ambiental, respeito ao próximo e trabalho em equipe. Já os de 11 a 14 irão desenvolver habilidades mateiras, ao ar livre, cozinha de acampamento, trabalho em equipe e sociabilidade.

De acordo com o presidente do GEP, Raphael Hoffmann, aderir ao EducAÇÃO Escoteira é importante para proporcionar visibilidade ao movimento escoteiro. “O escotismo tem um defeito, não se tornar visto. Raramente você escuta falar sobre. Aqui na cidade é exceção, temos apoio da mídia escrita e falada, mas no país em geral não. Nós fazemos coisas que não causam impacto a curto prazo e, de modo geral, isso não dá audiência. O ‘EducAÇÃO’ veio pra dar notoriedade ao nosso trabalho. Afinal, somos 115 mil escoteiros no Brasil e 40 milhões no mundo”, ressalta. 

E, depois de finalizada a ação, as atividades do GEP continuam. No restante do mês de maio e em junho, as ações do Grupo têm como foco a ecologia. Os escoteiros participarão de outra atividade nacional, o “MutEco” (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica). “Nela, cada grupo prepara sua atividade baseada em algum tema. Este ano é preservação da água. Logo, teremos uma iniciativa de conscientização do uso correto, descarte de resíduos e do uso de plásticos, que estão contaminando rios e mares. Um problema bem sério ao planeta”, afirma Hoffmann.

Além disso haverá uma atividade mundial conjunta, feita pelo rádio amador, chamada: Scout´s Field Day (Atividade de campo de Radioescotismo). Ela ocorre no mundo todo, no mesmo fim de semana.

Lembrando que o Grupo Escoteiro Pomerano está aberto a novos membros. Qualquer pessoa entre cinco e 21 anos pode participar. Quem passou desta idade, também pode contribuir como adulto voluntário. As atividades ocorrem todos os sábados das 14h30min às 17h, na rua Pastor Runte, no Centro (dependências da Casa Comunitária). 

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    c95504f84082f77f2778b5c685b97548.jpg