Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Entre os melhores do Estado

Alunos do Doutor Blumenau fazem bonito na etapa estadual da “Robotic Experience 2018”. O evento, que aconteceu no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, no sábado, dia 27 de outubro, teve a participação de várias escolas de Santa Catarina, por ser a Fase Estadual do campeonato

5d9c4122e37740955b5776e3d6830b2c.jpg Foto: Raphael Carrasco/Jornal de Pomerode

Alunos do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, representaram Pomerode em mais uma “Robotic Experience”, organizada pela RoboMind, que, neste ano, foi realizada em Rio do Sul, e saíram de lá com ótimos resultados.

O evento, que aconteceu no Colégio Sinodal Ruy Barbosa, no sábado, dia 27 de outubro, teve a participação de várias escolas de Santa Catarina, por ser a Fase Estadual do campeonato. O Colégio Doutor foi representado por seis equipes sendo que, quatro estavam inscritas na categoria “Mostra” e duas na “Desafio”. Cada equipe, conforme regulamento, deveria ser composta por, no mínimo, três e, no máximo, cinco alunos e um tutor que deveria ter algum grau de parentesco com um dos alunos.

A categoria “Mostra de Robôs” consistia em levar um robô dentro dos critérios preestabelecidos, apresentando soluções tecnológicas com a temática “Indústria 4.0”. Já na categoria “Desafio”, as equipes tiveram que desafiar o tempo e colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula.  Ao todo, receberam cinco desafios, que foram apresentados aos juízes. Esses objetivos a serem cumpridos envolviam programações estudadas em sala de aula e muito trabalho em equipe.

 Dentre as seis equipes participantes, três foram selecionadas para a etapa nacional, que será em maio de 2019:

Categoria Mostra 

“Os Tecnológicos”, dos alunos João Pedro Dahlke, Manuel Lareo, Murilo Karsten e Vinícius Vavassori, do 5º ano tendo como tutora Flávia Vavassori; e “Armada de Dumbledore”, de Maria Eduarda Gustmann, Nicole Sprenger, Rafael Willian Pereira e Victória Ramos, todos do 7º ano, comandados pelo tutor Michel Gustmann.

Categoria Desafio 

“Roboroyal”, dos alunos Eliane Koser, Giulio Maiolino, Isabela Lanser Correa, Laura de Almeida e Oliver Brand, alunos do 7º ano, tendo como tutora Gisele Lanser Correa.

A coordenadora do Colégio Doutor Blumenau, Patricia Trapp, explica que a robótica é importante para desenvolver um espírito de trabalho em equipe.

“Consideramos essas aulas de suma importância, pois além de desenvolver o trabalho em equipe, estimula o raciocínio lógico, ajuda na organização e a desenvolver habilidades para solucionar situações de forma organizada e além, é claro, da formação tecnológica”, comenta.

O Colégio Doutor oferece aulas de Robótica para alunos matriculados no Nível 3 da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas de Robótica são ministradas pela professora Ana Paula Matei.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg