Jornal de Pomerode


Enem será aplicado na próxima semana

Exame Nacional do Ensino Médio começa no próximo domingo, dia 05 de novembro, e vai testar os conhecimentos em Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A nota do Exame pode ser usada para concorrer a vagas em universidades.

effe6a50150141b0231c4bcb8d9ae837.jpg Foto: Divulgação

Para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, é hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dois primeiros domingos de novembro, dias 05 e 12. No dia 05, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 05h30min de duração. Já no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 04h30min de duração. O gabarito oficial deve ser divulgado alguns dias depois da aplicação da prova. O resultado oficial do Enem será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. 

A nota do Exame pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento pelo Fies, caso cumpra os requisitos desses programas.Por isso, a professora de Língua Portuguesa, Henriette Luise Steuck, dá algumas dicas para que o aproveitamento seja o melhor possível. 

Jornal de Pomerode - Quais os melhores meios para que a prova seja bem feita?
Henriette Steuck - Para um bom aproveitamento do Enem, deve-se ler as questões com muita atenção, muitas questões são contextualizadas e podem ser respondidas com base no próprio texto do enunciado. Não demore muito caso não consiga resolver alguma questão, vá adiante, resolva aquelas que consegue fazer sem dificuldade. Assim que tiver certeza da resposta de alguma questão, já passe-a para o gabarito, para não deixar para preencher tudo no final. Em seguida, responda aquelas que deixou para depois. 

JP - Quais os temas mais prováveis de serem abordados na prova e na redação?
HS - O Enem, nos últimos anos, tem mostrado um viés bastante sociológico e ideológico, em relação aos temas da redação. A prova é feita com bastante antecedência, portanto, não é algo que aconteceu nos últimos dias ou últimas semanas que será o tema da prova. Esteja muito atento à questão dos refugiados, dos conflitos envolvendo os Estados Unidos e Coreia, a questão política no Brasil. Está muito forte, também, a questão da ideologia de gênero e suas implicações no espaço escolar. Aposto muito na questão da ideologia de gênero, da democratização da cultura. Mas também pode ser algo relacionado com os famosos hoax (notícias falsas que circulam livremente na internet) ou com a censura artística, talvez algo relacionado com os problemas do sistema carcerário brasileiro. É importante saber que há sempre um viés sociológico, ideológico, justamente para que o candidato mostre a sua posição argumentativa diante de problemas sociais ou de convivência social. Lembrando, sempre, que o respeito aos Direitos Humanos é primordial.

JP - Quais as orientações para se fazer uma boa redação?
HS - Para uma boa redação, sugiro primeiro que, logo que receber a prova, o candidato leia com atenção a proposta de redação. A partir daí, ele pode decidir entre começar pelo texto ou deixá-lo para o final. Fazer rascunho é essencial para a organização das ideias. No mais, o importante é não infringir os direitos humanos, ter o máximo cuidado para não fugir daquilo que a proposta exige. Aliás, é preciso cuidar com a proposta e verificar, ao final da elaboração do rascunho, se o texto elaborado se encaixa exatamente naquilo que a prova propõe. Fugir do tema é o maior pecado que se pode cometer em termos de redação. O que conta muito, também, é agregar algum conhecimento de alguma outra área em seu texto. Citar um livro lido, um filme que se assistiu, uma reportagem, documentário, série, algum conhecimento de outra área (Biologia, Física, Filosofia, Matemática), tudo agrega e deixa o texto mais dinâmico e verdadeiro.

JP - Alguma outra orientação importante?
HS -
Chegue cedo ao local da prova. Verifique se está levando todos os documentos necessários para o ingresso no local da prova e sua realização. Consuma alimentos leves e tome bastante água. Organize seu tempo de modo que consiga responder todas as questões, preencher o gabarito e fazer, também, a redação com o seu rascunho e versão final.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg