Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Encontro para celebrar um estilo de vida

Relembrar histórias de uma época de aprendizados e formação de caráter. Este foi o objetivo do encontro promovido pelo Grupo Escoteiro Pomerano na tarde de sábado, 27 de abril, no Pavilhão de Eventos

d553d91d61b1bfa605741437a938a0b8.jpg Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Relembrar histórias de uma época de aprendizados e formação de caráter. Este foi o objetivo do encontro promovido pelo Grupo Escoteiro Pomerano na tarde de sábado, 27 de abril, no Pavilhão de Eventos. A convite do presidente do grupo, Raphael Hoffmann, ex-escoteiros da cidade, do antigo grupo Oásis, estiveram reunidos com os lobinhos e os escoteiros sêniores para contar um pouco de suas vivências como escoteiros.

O encontro começou por volta das 14h30min, no Pavilhão, com o hasteamento das bandeiras nacional e do movimento escoteiro. Então, os membros do antigo Grupo Escoteiro Oásis foram chamados à frente, para se apresentarem aos lobinhos. Em seguida, cada um deles se apresentou ao restante do grupo reunido.

Junto às apresentações, cada um dos ex-integrantes do Grupo Escoteiro Oásis relatou como ingressou no movimento escoteiro e um pouco sobre suas experiências enquanto participantes do grupo, além de falar sobre as diferenças de atividades realizadas naquela época e hoje.

De acordo com o presidente do Grupo Escoteiro Pomerano (GEP), Raphael Hoffmann, a ideia de promover o encontro partiu de ex-integrantes do grupo Oásis. “Em uma conversa informal, o ex-escoteiro Eduardo Craes e o ex-chefe escoteiro do grupo Oasis, Vilmar Volkmann, falaram sobre a época de escoteiros e pensaram em como seria interessante promover este encontro. Então, eles entraram em contato comigo e, como já tínhamos atividades programadas para este sábado, decidimos fazer”, conta Hoffmann.

Cerca de 25 ex-integrantes estiveram presentes no encontro, transmitindo suas experiências e falando sobre como o movimento escoteiro auxiliou na sua formação de caráter, tornando-os pessoas melhores.

Ao final da fala de cada um, houve um momento de confraternização dos ex-escoteiros, enquanto os lobinhos e o grupo sênior seguiram com a sua programação normal, com atividades programadas. O encontro também foi uma forma de comemorar o Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.

O Grupo Escoteiro Oásis foi fundado, oficialmente, em 20 de maio de 1990, mas alguns dos ex-integrantes já praticavam atividades escoteiras ainda no fim da década de 80. O Grupo encerrou suas atividades em 2000 e a cidade ficou quase 10 anos sem ter um grupo escoteiro, até o ano de 2012, quando foi fundado o GEP.
Inclusive, o atual presidente do grupo foi membro do Grupo Oásis desde o ano de 1993 e, graças ao lema “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro”, retornou ao movimento para ajudar na criação do GEP, por influência de um ex-companheiro de Grupo Oásis.

O movimento escoteiro tem como objetivo ensinar valores como honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom senso, respeito pela propriedade alheia e autoconfiança. Esses são os ideais do Escotismo, considerado pela ONU, a maior instituição educacional não-formal do mundo.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg