Jornal de Pomerode - Em-deficit-ambiental-com-o-planeta-66181 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Em déficit ambiental com o planeta

A data chegou mais cedo neste ano, fazendo com que instituições entrem em alerta pelo feito

3982d09e2de41d42b03f90b7b3f35e6b.jpg Foto: Divulgação

De acordo com um alerta da Global Footprint Network, neste dia 01 de agosto, a humanidade entra em deficit com o planeta, ou seja, cinco meses antes mesmo de terminar 2018, já foi consumido o orçamento anual de recursos naturais inteiro, dentre eles água, alimentos, fibras, madeira, terra e a emissão de carbono, superando, assim, o volume ao qual o planeta é capaz de renovar. 

A última vez que este foi feito foi registrado era década de 1970, quando o planeta entrou em sobrecarga. 

Mathis Wackernagel, diretor executivo da Global Footprint Network, organização sem fins lucrativos, fundada em 2003, afirma que “estamos usando recursos futuros da Terra para operar no presente e cavando cada vez mais fundo o déficit ecológico. É hora de acabar com esse esquema e alavancar nossa inventividade para criar um futuro próspero, livre dos combustíveis fósseis e da destruição planetária”. 

Segundo matéria publicada pelo O Globo, o alerta foi feito após a conclusão de uma espécie de conta, que leva em consideração  a quantidade em área de terra e água necessária para sustentar uma população humana em relação à capacidade da biosfera de se regenerar.

Entre os principais problemas está a emissão de carbono, responsável pelas altas mudanças climáticas , que já têm sido registradas em vários países da Europa.

Quer ajudar a reverter essa situação? Acesse http://www.footprintcalculator.org/signup e saiba como contribuir.   



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg