Jornal de Pomerode


Em busca da valorização do enxaimel

Projeto irá levar a técnica enxaimel até os alunos das escolas pomerodenses. Serão distribuídos 30 kits das peças para a montagem das casas por escola estimulando o aprendizado e o gosto pela beleza da cultura de nossa cidade por meio de um tarefa fácil e dinâmica.

2a4a5db8f1479d43162619e676eea95c.jpg Foto: Divulgação

Estimular o aprendizado e o gosto pela beleza da cultura de nossa cidade está prestes a se tornar uma tarefa fácil e dinâmica. Isto porque todas as escolas do município irão participar do Projeto Miniaturas Enxaimel, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora e a Fundação Cultural. 

O Projeto foi desenvolvido pela carpinteira e pesquisadora enxaimel, Gisele Diel, e será colocado em prática em breve, já que a iniciativa já foi aprovada pela secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten. 

Serão distribuídos 30 kits das peças para a montagem das casas por escola. São mais kits para que todas as séries possam ter o contato com o material, que é interdisciplinar, podendo ser usado nas disciplinas de artes, matemática, história e geografia. 

Antes de ministrar as aulas utilizando o material, os professores receberão um auxílio para aprenderem a manusear o material. 

Segundo a secretária Neuzi, a aplicação do Projeto nas escolas será importante para a valorização da cultura de Pomerode. “Ele ensina a técnica do enxaimel, reproduzindo a técnica da construção e, portanto, dando valor a ela e ao acervo da cultura de Pomerode. Os alunos se tornarão conhecedores desta cultura e, a partir daí, poderão ajudar a preservá-la”, ressalta. 

O Projeto já é executado, com sucesso, em escolas da cidade vizinha, Blumenau. A madeira que será utilizada nas peças que formarão a miniatura é proveniente das sobras das restaurações de casas enxaimel.

Para o futuro, há planos, ainda, de tornar possível uma capacitação dos engenheiros de Pomerode a respeito da técnica enxaimel, tudo para que essa característica marcante de nossa cultura, não se perca com o passar dos anos, além de fomentar ideias para novas construções neste estilo de construção. 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg