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É verdade que o Yoga ajuda a tratar a depressão?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo todo e o quinto em casos de depressão

1556f2e5406e3dd0205dea4c0d2f7459.jpg Foto: Divulgação

Sim. Já faz algum tempo que o Yoga saiu dos templos hindus para se tornar uma atividade com resultados concretos para o corpo e a mente de qualquer pessoa. O motivo é simples: a prática regular do Yoga libera serotonina, endorfina e propamina, substâncias capazes de aumentar a oxigenação sanguínea, o relaxamento muscular e a sensação de prazer. Soma-se a isso a redução dos níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo todo e o quinto em casos de depressão.

O senso comum foi construindo, ao longo dos anos, a ideia de que Depressão não é uma doença séria, pouco mais que uma frescura de madames. Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de um problema neurológico sério, devastador na rotina de uma pessoa e muito difícil de curar.

Praticar Yoga pode realmente ajudar a combater a depressão. Descobriu-se que o Yoga é mais benéfico para o bom humor e disposição do que caminhar.

Em primeiro lugar, porque a respiração passa a ser consciente e fluída. Quando aprende a dominar várias técnicas de respiração, torna-se possível dominar a capacidade respiratória. A respiração torna-se mais profunda, mais suave. A sua execução passa a ser feita sem esforço, utilizando toda a capacidade pulmonar.
Quando a mente aprende a controlar a respiração, experimenta-se momentos de tranquilidade e bem-estar, uma experiência contrária ao que se vive num quadro depressivo.

A prática de relaxamento também permite perceber as zonas de tensão no corpo. Concentrando-se no relaxamento dessas zonas, é possível  relaxar e entrar num processo que ajuda no controle de certas dores físicas provocadas pela tensão muscular.

A prática de posturas de yoga,  os asanas, ajudam a conhecer o seu corpo e a observar pequenas anomalias físicas, tais como, desconforto físico, as formas de se sentar ou dormir. Assim, podemos compreender o que pode melhorar para que o corpo relaxe mais e possa melhorar a qualidade do sono.

Quando se sente conforto físico e se aprende a detectar e a dominar o desconforto, a mente começa a sentir um enorme bem-estar. Este estado da mente nada tem a ver com pensamentos depressivos ou angustiantes.

Apesar disso, os médicos alertam que o paciente depressivo não deve ficar restrito ao Yoga. Ele é sim um ótimo complemento, mas não deve, ao menos por enquanto, substituir a medicação com que geralmente se trata a depressão.

 

Liankeli Bertoldi, instrutora de Yoga.



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