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Divulgado ranking das confederações esportivas no Brasil

O Ibope Repucom, empresa líder em pesquisa de marketing esportivo e cultural, divulga, anualmente, o ranking digital das confederações brasileiras de esporte, vinculadas ou reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

76f2c436fedfd940dec0fc92ad106f94.jpg Foto: Divulgação

O Ibope Repucom, empresa líder em pesquisa de marketing esportivo e cultural, divulga, anualmente, o ranking digital das confederações brasileiras de esporte, vinculadas ou reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Uma das principais novidades do levantamento de 2018 é o crescimento de 23% no volume de contas oficiais das entidades, passando de 129 para 159 contas.

No último ano, 19 confederações esportivas abriram um total de 30 perfis, entre Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, o que aumentou a média de contas por confederação, passando de 2,5, em 2017, para 3,1, em 2018, considerando as 52 confederações analisadas. A plataforma que registrou o maior volume de novas contas foi o YouTube. O canal de vídeos registrou 11 novos canais entre as confederações esportivas brasileiras, seguido pelo Instagram, com nove.

Somando os seguidores das diversas plataformas de mídia social, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lidera absoluta, com mais de 19 milhões de inscrições. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) segue na vice-liderança, com 972 mil inscritos, à frente da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), que possui 712 mil. As confederações de Atletismo e Esportes Aquáticos completam o Top 5 do levantamento.

Um dos destaques do levantamento atual é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que avançou duas posições e desbancou as confederações de Esportes Aquáticos e Futsal. A CBAt registrou crescimento de 53% em relação ao ano anterior, concentrados, principalmente, em sua página no Facebook, que somou 173 mil novos fãs no período.

“O mundo digital permite um engajamento direto, não apenas entre as modalidades e seus torcedores, mas também, entre as marcas e os fãs das modalidades que patrocinam e, igualmente, entre os próprios fãs do esporte. Essa parceria, que funciona baseada em conteúdo digital proprietário e ativações em mídias sociais, transforma torcedores esportivos em torcedores de marcas. Aproxima as partes. Ter presença na mídia, hoje, se tornou possível via mundo digital, através da criação de comunidades, organizações de competições, criação de um campeonato legítimo e produção de conteúdo de qualidade na internet. Mas, acima de tudo, é fundamental criar um propósito que alinhe os interesses de todas as partes envolvidas no patrocínio”, avalia José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.

 



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