Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Direitos da pessoa idosa em pauta

Tema da II Conferência Municipal é voltado aos desafios trazidos pelo século XXI e a importância de boas políticas públicas. O evento é promovido pelo Conselho Municipal do Idoso de Pomerode (Comid), com o tema principal “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”

b5d401e38ec55ac5d487b1810a3a9276.jpg Foto: Arquivo JP

Os direitos dos idosos serão a pauta principal no dia 25 de outubro, em Pomerode. Isso porque será realizada a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a partir das 12h30min, no Clube Pomerode. O evento é promovido pelo Conselho Municipal do Idoso de Pomerode (Comid), com o tema principal “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

O cadastramento para a Conferência começa a partir das 12h, para que haja tempo hábil e não atrase o início do evento. Neste, serão discutidos assuntos pertinentes às necessidades da população idosa de Pomerode. “É um espaço onde podemos expor todos os problemas e necessidades relacionados a este público, que precisa de assistência de qualidade”, afirma a presidente do Comid, Fabiana Fragoso.

A programação inicia com a palestra da presidente do Conselho Estadual, Marília Fragoso, voltada ao tema principal do evento. Após a palestra, haverá discussões a respeito de quatro eixos, relacionados à palestra. Os eixos debatidos serão: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas (subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Além das discussões acerca destes temas e subtemas, o encontro também será o momento de trazer um retorno sobre os assuntos discutidos na I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Naquela oportunidade, foram apresentadas solicitações e, neste segundo evento, serão apresentados os retornos obtidos.

Por estes motivos, a presidente do Conselho Municipal reforça a importância da realização da Conferência. “Temos que batalhar em cima da busca por melhores políticas públicas, pois é necessário estarmos preparados para poder defender os direitos das pessoas com mais idade. Nesta área, infelizmente, ainda estamos engatinhando, mas encontros como este podem ajudar a mudar essa realidade”, ressalta.

O evento é aberto à participação da comunidade, que está convidada a participar e debater questões pertinentes aos direitos dos idosos. Ele será realizado entre às 12h30min e 18h30min.

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg