Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Dia Mundial da Vida Selvagem

Em comemoração a este dia, o Zoo Pomerode realizou um fim de semana especial, com atividades interativas e dinâmicas, impactando cerca de 2.800 pessoas

83bfd9655d4e4e8459bd2ca3bfb7e90a.JPG Foto: Danilo Costa Silva

O Dia Mundial da Vida Selvagem (World Wildlife Day), foi criado pela ONU em 2013, a fim de chamar a atenção para a fauna e a flora e os ploblemas que colocam em risco toda a biodiversidade do Planeta. Neste ano, o tema proposto foi “Grandes Felinos - Predadores Ameaçados”, chamando a atenção para o declínio populacional causado pelas ações negativas do homem. 

Em comemoração a este dia, o Zoo Pomerode realizou um fim de semana  especial, com atividades interativas e dinâmicas, impactando cerca de 2.800 pessoas que visitaram o zoo nesses dias.
 
A atividade “Grandes Felinos - Predadores Ameaçados” teve como objetivo dar visibilidade  para os problemas que esses animais enfrentam na natureza e, o papel do zoológico e de cada um de nós na conservação das espécies.

Em  parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), foi realizada uma exposição com crânios de felídeos (leão, tigre, onça e puma), onde acadêmicos explicavam a importância desses animais na natureza e a problemática que eles enfrentam.
 
Houve, também, um bate-papo com a pesquisadora Cíntia Gizele Gruener, que mostrou um pouco do seu trabalho com os pumas no Parque Nacional da Serra do Itajaí. A pesquisadora trouxe exemplares de equipamentos utilizados em campo, moldes de pegadas e imagens dos  pumas que vivem na região do Parque Nacional. 

Foi montado um mural, onde os visitantes, principalmente as crianças e jovens, eram incentivados a deixar uma mensagem em prol da conservação dos grandes felinos. Além disso, atividades de Enriquecimento Ambiental foram entregues aos leões e onças, para que o público pudesse observar esses animais realizando outros comportamentos naturais para a espécie, como forrageamento, que é a procura por alimento, demarcação de terrítorio e simulação da caça. Leões, por exemplo, podem dormir até 20 horas por dia. 

O Zoo de Pomerode possui um cronograma de atividades para todos os animais do plantel. O Enriquecimento Ambiental é uma atividade que, de forma dinâmica e criativa, tenta proporcionar aos animais escolhas, tornando o ambiente onde vivem mais complexo. 

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Danilo Costa Silva
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg