Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Democratização do acesso à leitura

Projeto Sacola Literária Sobre Rodas irá oportunizar leitura de qualidade para usuários do transporte coletivo intermunicipal de Pomerode.

de5f27dc116454a82f6349d5c7f59a3b.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Para aqueles que gostam de desfrutar uma boa leitura durante uma viagem de ônibus e utilizam diariamente o transporte coletivo intermunicipal, a empresa Turismo Volkmann e a Câmara Literária de Pomerode (Clip) têm uma boa notícia. Isso porque, através de uma parceria entre as duas instituições, será implantado, em Pomerode, o Projeto Sacola Literária Sobre Rodas.

A iniciativa propõe a exposição de livros dos três autores integrantes da Clip, Andréa Gustmann Gomes, Neida Rocha e Cícero Pedro de Melo, além de outros títulos, de autores diversos, em bolsas que ficarão fixas nos ônibus da empresa. 

Estes livros estarão disponíveis para a leitura, durante os trajetos entre Pomerode e Blumenau, e vice-versa. Além disso, os passageiros poderão pegar o livro emprestado, mas deverão devolvê-lo para que todos possam ter acesso ao conteúdo. Ao todo, serão 14 ônibus que fazem o trajeto, cerca de 50 vezes ao dia.

O Projeto segue um dos parâmetros do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLL), que é a democratização do acesso aos livros. Segundo o PNLL, em 2007, a média anual de leitura dos brasileiros era de 1,8 livro per capita, o que justifica a importância do projeto. 

“Estamos sempre procurando oportunizar a possibilidade de acesso à literatura para as pessoas, de uma forma geral. A correria do dia a dia nos impede, muitas vezes, de realizar atividades prazerosas e a leitura como hobby acaba por ser deixada de lado, até mesmo por amantes da leitura.  Então, surgiu a ideia de promover a leitura em um momento de ócio, o qual podemos oferecer, através desta parceria com a Volkmann, mais prazer ao passageiro no momento de espera para a conclusão de seu trajeto. É um enorme prazer ver mais um de nossos projetos se concretizando, tendo entre diversos títulos, os nossos. Acredito que ações como esta representam o interesse por uma sociedade desenvolvida, mais crítica, reflexiva e, efetivamente, mais ativa, no exercício de sua cidadania. Desenvolver o hábito da leitura é resultado de um conjunto de inúmeras ações e, certamente, esta é uma contribuição para um objetivo maior”, disse a escritora Andréa, em nome da Clip.

A viabilização do projeto tornou-se possível, graças à parceria com empresas privadas do município e com a doação de livros por parte da comunidade, no espaço disponível no Supermercado Mocam/Rede Top.

“Uma das finalidades da empresa é oferecer, claro, o transporte, mas também, prestar um serviço de qualidade. E essa iniciativa vem de encontro a este princípio, porque é entretenimento, cultura, acesso à educação. A Volkmann sempre tem essa intenção, de trazer algo a mais e esse possibilita isso”, ressalta Peter Volkmann, diretor da Turismo Volkmann. 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Isadora Brehmer/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg