Jornal de Pomerode

Edição Impressa



De costas para o Futsal

A não participação da cidade-sede causou muita estranheza, principalmente ao presidente da APF, Lucas Leonardo, uma vez que o time vem representando o nosso município em diversas competições, sendo, inclusive, o atual campeão da Copa Vale Europeu e Torneio de Verão.

7f8e4edd04f3bd72e57fbf0e28f1f1f6.jpg Foto: Leonardo Borchardt / Jornal de Pomerode

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) é a maior competição esportiva de nosso estado, onde se reúnem milhares de atletas, para buscar o melhor lugar no pódio. Portanto, participar de um momento como esse é muito gratificante. Só que, para isso, existem as seletivas, que definem as cidades que farão parte desta festa do esporte catarinense.

Pomerode será sede de uma dessas etapas para a 58ª edição dos Jasc - que serão realizados em Caçador, de 06 a 16 de setembro. O município vai receber as modalidades de Bolão e Futsal (Masculino e Feminino), na próxima semana.

O Bolão Masculino, que será disputado nos dias 04 e 05 de agosto, terá como palco as pistas do Clube Desportivo Recreativo Progresso, no Vale do Selke. Nosso município está na Chave A da competição, juntamente com Jaraguá do Sul e Corupá. Já na Chave B estarão as cidades de Ibirama, Blumenau e Lontras. Apenas uma cidade terá vaga garantida na Etapa Estadual.

O Bolão Feminino acontece no dia 10, sexta-feira, no Clube Esportivo Recreativo Cultural 25 de Julho, em Testo Rega. Pomerode e Ibirama brigarão pela vaga em Caçador.

 

SEM POMERODE - Uma das modalidades mais populares em nossa cidade será disputada no Ginásio Ralf Knaesel, também no fim de semana, dias 04 e 05 de agosto. O Masculino terá a participação de três municípios (Lontras, Jaraguá do Sul e Schroeder) e o Feminino, dois (Ibirama e Blumenau).

A não participação da cidade-sede, nas disputas, causou muita estranheza, principalmente ao presidente da Associação Pomerode Futsal (APF), Lucas Leonardo, uma vez que o time vem representando o nosso município em diversas competições, sendo, inclusive, o atual campeão da Copa Vale Europeu e Torneio de Verão de Indaial. “Ficamos surpresos pois, há cerca de um mês, recebemos uma ligação do meu amigo Cléber Rangel, que coordena a equipe de Schroeder, perguntando como o time de Pomerode estaria se preparando para a Seletiva dos Jogos Abertos. Eu até brinquei, dizendo que os Jasc, em nossa cidade, aconteceriam somente no ano que vem, mas ele me confirmou que o Regional seria aqui e nós não estávamos sabendo de nada”, explica.

O presidente conta que, por conta desse desconhecimento, não houve nenhum tipo de planejamento para esta competição. “Infelizmente, não depende só da gente, depende da Funpeel também, de querer formar uma parceria para montar um time. Mas não fomos procurados em nenhum momento, não chegou nada para mim e a ninguém da nossa diretoria. Não nos planejamos porque sabíamos que os Regionais não seriam realizados em Pomerode, mas houve essa mudança e ninguém nos avisou”.

Conforme Leonardo, a APF, caso fosse procurada, poderia firmar uma parceria com a Funpeel e participar da Seletiva dos Jogos Abertos, em virtude da visibilidade que o Futsal está voltando a adquirir em nossa cidade. “Estaríamos abertos a conversações, ver qual seria o projeto a ser montado, mas seria uma honra poder representar nossas cores em uma competição na nossa ‘casa’. Só que não seria justo a APF bancar, sozinha, este investimento, sendo que a cidade dispõe desses recursos”, ressalta o presidente, acrescentando que a entidade se sentiu desprestigiada por não ter sido, ao menos, formalizado um convite para a participação no Futsal.

Esse desinteresse é potencializado pelo fato da equipe estar numa crescente, conquistando títulos regionais importantes e realizando um trabalho de base - em parceria com a Funpeel -, que é reconhecido em nível estadual. “Estamos chateados, sim, pois procuramos levar o Futsal para cada vez mais pessoas, tanto de Pomerode, quanto de fora, carregando o nome da cidade no nosso peito, tanto que nossa equipe é reconhecida como ‘APF Pomerode’. Portanto, quero acreditar que não haja outros interesses nessa questão, muito além do esporte. Tanto que, há quatro anos, nos Regionais aqui disputados, fizemos uma forte equipe e quase alcançamos a classificação para os Jasc, jogando de igual para igual com grandes equipes do cenário esportivo catarinense. Por tudo isso, acredito que seria muito justo termos recebido esse convite para representar nossa cidade”, pondera Leonardo, que finaliza com duas indagações: “Como vamos explicar para o nosso torcedor, um Regional em Pomerode, sem a participação de uma equipe de Pomerode? E será que, ano que vem, com os Jogos Abertos realizados aqui, também não teremos um time? Ficam essas questões, mas espero que para 2019 isso seja resolvido, já que esse ano, não foi” desabafa.

O naipe Feminino da modalidade também não teve nenhum tipo de convite, conforme relata o coordenador do Feminino Porath, Jonas Gretter, uma das mais tradicionais equipes de nossa cidade. “Ficamos tristes com essa situação, pois estamos sempre valorizando essas meninas guerreiras. E quando há oportunidade de mostrar esse valor em nível estadual, o Poder Público nos dá as costas. Tenho total certeza de que, juntando diversas atletas de Pomerode, poderíamos formar um time competitivo e representar nossas cores nos Jogos Abertos”, ressalta.

 

CONTRAPONTO - Procurado pelo JP Esporte, o Gerente de Esportes de Rendimento da Funpeel, Selvino Anderson Jr., que coordenará a competição em Pomerode, disse que a cidade não terá representantes no Futsal, devido à dificuldade de montagem de uma equipe de rendimento, sem pagamento. “A Funpeel não tem amparo legal para pagamento de despesas referente a atletas”, comentou.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg