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Cuide da sua saúde, cuidando do seu sono

Ter uma boa noite de sono pode evitar problemas sérios de saúde e ainda aumentar as chances de uma vida mais longa.

8cd2975101e4b0e5433d046a7264f1f1.png Foto: Divulgação/Ortobom

Passamos cerca de 1/3 de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficarmos acordados no dia seguinte, mas para nos mantermos saudáveis, com melhor qualidade de vida e até mesmo aumentar a longevidade.

Quando dormimos, o nosso corpo continua trabalhando. É neste período de descanso que o corpo libera as interleucinas, substâncias que ajudam o organismo a se defender de invasores, como vírus e bactérias. Além disso, enquanto dormimos, nosso corpo repõe hormônios, se livra dos radicais livres causadores do envelhecimento precoce e até mesmo tumores, equilibra nosso apetite, elimina o estresse, fortalece nossa memória e fixa as informações.

O sono é o momento de restabelecimento do organismo como um todo e quando não há o descanso de forma eficaz, todas as atividades ficam comprometidas.
Dormir mal faz com que tenhamos dificuldade de concentração e memorização, além de gerar distúrbios de humor, causando irritabilidade, ansiedade e sensibilidade além do comum. 

Como nossos hormônios se regulam na hora do sono, dormir mal faz com que nosso organismo fique mais vulnerável a infecções, pois baixa a imunidade e faz com que tenhamos mais fome durante o dia, visto que poucas horas de sono desregulam os níveis de açúcar do sangue.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia apontou que, quando estamos cansados, temos dificuldades para determinar o que é mais importante e até as pequenas decisões ganham uma gravidade exagerada. A privação do sono faz com que os reflexos fiquem mais lentos. Aliado à falta de concentração, o problema ganha contornos perigosos quando a tarefa a ser executada é dirigir. Por isso, a recomendação de uma boa noite de sono antes de pegar a estrada é tão importante.
O colchão é determinante na qualidade de seu sono. Se ele não estiver de acordo com o seu biotipo ou estiver danificado por tempo de uso e má qualidade, mesmo que você tenha todas as condições para dormir bem, não dormirá. Usamos o colchão durante toda a vida, por cerca de oito horas diárias, sendo ele muito mais usado que o carro, o sofá, a televisão. Portanto, precisa ser um produto de qualidade.

Todo o colchão deve exercer uma função ortopédica para seu usuário. Para isso ocorrer, precisamos combinar o colchão com o biotipo do usuário. É necessário que o colchão ceda, nas devidas proporções, às curvaturas do corpo, sem que o mesmo afunde como um todo ou desproporcionalmente. Um colchão muito rígido entorta a coluna e pode machucar os quadris, os ombros e as coxas, além de exigir muito dos músculos, quando eles deveriam repousar. Um colchão muito macio não dá a sustentação necessária para as partes mais pesadas do corpo, como os quadris, os ombros e as coxas. Em vez de moldá-las, ele afunda, desviando a coluna. O colchão ideal é firme, nem macio, nem rígido demais, independente do material do qual é fabricado (espuma, molas, caixa ortopédica). Nele, todas as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica reta, sem ser forçada.

O ideal é testar o colchão e o travesseiro antes de comprá-los. Teste todas as posições de uso, imaginando usa-lo todos os dias e, após isso, decida. Atente-se ao suporte de peso do colchão. É de extrema importância que você compre um produto com o suporte de peso adequado ao seu biotipo. 

Quanto ao travesseiro, veja se ele mantém sua coluna alinhada. Um travesseiro errado pode contribuir para uma postura errada, acarretando sérios problemas de coluna, como lordose, cifose, escoliose, e até hérnia de disco ou amassamento das vértebras. Recomenda-se trocar o travesseiro de dois em dois anos. 

Ao comprar um colchão, você estará escolhendo um companheiro por muitos anos. Comprá-lo em uma loja especializada fará com que você adquira o produto ideal para seu biotipo, o que refletirá diretamente na sua saúde e seu bem estar. Lembre-se que o colchão e o travesseiro são produtos de primeira necessidade, sendo assim, são um investimento. Dormir bem é essencial para nossa saúde.

 



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Créditos: Divulgação/Ortobom
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