Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Corpo de Bombeiros Voluntários apresenta relatório de atividades em 2017

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode divulgou o relatório oficial contendo todas as atividades exercidas pela entidade em 2017. Nele, estão especificados dados relativos aos atendimentos e palestras realizados ao longo do ano pelos bombeiros.

4bc6af8dca029955d74a57011407cbce.jpg Foto: Jornal de Pomerode

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode divulgou o relatório oficial contendo todas as atividades exercidas pela entidade em 2017. Nele, estão especificados dados relativos aos atendimentos e palestras realizados ao longo do ano pelos bombeiros. O efetivo da corporação conta com uma pessoa na administração, quatro bombeiros civis contratados, 51 bombeiros voluntários e 34 bombeiras voluntárias, que prestaram 38.122 horas de serviço à comunidade.

Durante todo o ano de 2017, os bombeiros voluntários contabilizaram 871 solicitações de socorro de casos de urgência, sendo que o maior número de atendimentos foi a ocorrências de acidentes pessoais (traumas), com 172 casos. Na sequência, aparecem as colisões, com 170 ocorrências. Os próximos dados foram de emergências médicas, com 136 casos; quedas de motos, com 45; quedas de bicicletas, com 44; e atropelamentos e capotamentos, com 11 ocorrências cada. 

Além disso, 282 ocorrências foram repassadas ao Samu, conforme a orientação do Ministério da Saúde. “São repassadas ao Samu ocorrências de casos clínicos, mal súbito, convulsões, intoxicações, epilepsia, distúrbios do comportamento e gestantes em trabalho de parto. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, pega as informações com o solicitante, endereço, telefone, ponto de referência, idade,  o que está acontecendo e encaminha à central de regulação do Samu em Blumenau, onde o médico regulador irá optar, de acordo com a disponibilidade, por qual equipe ele irá deslocar, se a equipe da unidade básica do Samu ou se a equipe da unidade de resgate do bombeiro. E, de acordo com as informações obtidas, ele pode optar por já acionar recursos adicionais, seja uma unidade de suporte avançado do Samu por solo ou o Arcanjo”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Carlos Hein.

Já o número de incêndios atendidos pela corporação foi de 28 ocorrências. Destas, 11 foram em locais diversos, como matas ou lixões, seis foram em residências, quatro em veículos, quatro em estabelecimentos comerciais, e três em indústrias. 

Outras atividades, como palestras e visitas educacionais também foram realizadas ao longo do ano. A corporação promoveu 12 palestras em 2017, sendo oito delas relativas à Prevenção e Combate a Incêndios e as outras quatro relacionadas a Primeiros Socorros.

Ainda, os bombeiros promoveram 17 atividades de apoio a instituições educacionais e outras entidades, como por exemplo, eventos esportivos e visitas às escolas e creches, abordando sobre o que um bombeiro faz no dia a dia.



Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg