Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Conquista em dose dupla

Pai e filha completam 50 e 20 anos de empresa, respectivamente, e contam sobre as alegrias e dificuldades em seus empregos.

5bed2d9065165ecdc191abb00d1620a0.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Dedicação, comprometimento e fé. Estes sempre foram os princípios da família Reiter em relação a emprego. E, por estes motivos, foram recompensados com anos de confiança em seu trabalho. A história de Udo Reiter e de sua filha, Silvana Reiter Hornburg, tem ainda outro detalhe especial: no mesmo dia, 02 de maio, os dois completaram 50 e 20 anos de empresa, respectivamente.

O pai, facilitador de tecelagem, foi homenageado pela empresa Karsten, onde atua desde 1968, por todo o seu empenho em fazer sempre o melhor durante a meia década dedicada à empresa. Para celebrar a data, uma festa surpresa foi organizada pelos colegas e a família foi convidada, sendo, também, um momento de comemoração de todos.

“Sempre trabalhei no setor de tecelagem e este foi o meu primeiro emprego com carteira assinada. O setor é difícil, sempre um desafio, e é necessária persistência. O que me deixa feliz, é que ainda consigo produzir tanto quanto os meus colegas, mesmo com a idade avançada. Mas, se não fosse pelo meu pai, não teria ficado tanto tempo aqui. Eu comecei em 1968 e fiquei na empresa por dois anos. Depois precisei me alistar no Exército, pelo qual fui chamado para ir a Brasília. Quando retornei, surgiu uma oportunidade de ir para a Alemanha trabalhar, mas na época meu pai não permitiu, por isso, continuei na Karsten”, conta Reiter.

“Foi muito bom receber a homenagem, porque indica a valorização dada aos funcionários. Eu também tenho muito a agradecer à empresa, porque crescemos com eles e, se não fosse pela confiança em todos estes anos, não teríamos o que temos hoje. Para mim, ter completado 50 anos trabalhando na Karsten é uma conquista e um orgulho, pois gosto muito do que faço e, com certeza, pretendo continuar por mais alguns anos”, afirma o patriarca, falando, ainda, sobre um hábito que funciona como motivação todos os dias.

“Eu sempre peço, todos os dias de manhã, em oração, que o dia seja melhor do que o anterior, porque, mesmo que depois não seja, essa crença torna tudo mais leve”.

A filha, Silvana, teve sua carteira assinada em 1998, na HI Etiquetas, onde permaneceu pelos 19 anos seguintes. Ela começou trabalhando com as máquinas de corte e, depois, passou para a parte de engenharia. “No começo sempre surgem dúvidas e, algumas vezes, há vontade de procurar alguma outra oportunidade, mas, hoje, gosto muito da minha função na empresa e tenho muitos amigos, que tornam o ambiente muito bom. Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil se desligar deste ambiente”, relata, acrescentando que, hoje, a irmã, Simone, também trabalha na HI.

Para Udo Reiter, ter completado 50 anos na Karsten é motivo de alegria, já que houve um período de crise e muitas demissões ocorreram, mas o patriarca foi um dos felizardos que se mantiveram no emprego. “Lembro que minha mãe pedia a mim e à Simone para rezarmos, para que o pai continuasse em seu emprego. E, graças a Deus, nossa fé ajudou”, revela Silvana, que tem o pai como inspiração.

Reiter treina os mais novos no setor, além de ser um exemplo de dedicação, segundo a família. “Meu pai quase nunca faltava ao emprego, sempre chegava no horário e ia todos os dias de bicicleta para o trabalho, hábito que eu também criei nestes 20 anos. Hoje, nós dois sempre procuramos estar entre os melhores. Tendo ele como exemplo, pretendo também, enquanto eu estiver me sentindo bem na HI, ficar quanto tempo puder”, coloca a filha. 

Ela revela que foi importante ser persistente, principalmente após o nascimento dos filhos, período mais difícil pelo qual ela passou nestes 20 anos, pois havia a dúvida entre permanecer trabalhando ou focar em seus filhos. Mas, com alegria, ela admite que fez a escolha certa. 

“Acredito na famosa frase ‘o trabalho dignifica o ser humano’, por isso, é importante sempre se dedicar ao máximo no que se faz”, finaliza Silvana.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg