Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Conhecer o seu corpo, ter equilíbrio e bem-estar através do Yoga

Estes são os objetivos do Yoga para o parto e para crianças, novidades no Amma Yoga Studio

2fed697be02971815702a7ff78e2f4db.jpeg Foto: Divulgação

Obter segurança através do conhecimento do caminho que será percorrido no momento do parto. É isto que possibilita a prática do Yoga para o parto, que oferece à mulher o conhecimento do local aonde ela chegará durante o parto. 

“Conhecer o percurso de qualquer lugar, onde você sabe que com certeza irá, traz segurança para a travessia. Conhecer bem um endereço e os caminhos para chegar até ele te permite guiar alguém por esses caminhos, em cada reta, em cada curva, em cada possível velocidade e intensidade. E sim, faz toda diferença”, afirma Jéssica Nunes, parteira e yogini, idealizadora do Yoga para o Parto.

As mulheres pomerodenses podem encontrar esta prática no Amma Yoga Studio, que oferece turmas para Yoga para o parto. As aulas serão ministradas pela doula Elisângela Meier, que é formada nesta modalidade de Yoga. “Doulas são mulheres preparadas para promover um preparo emocional e físico para o dia do parto. Elas conhecem o processo e sabem como possibilitar que a gestante/parturiente acesse esses lugares corporais e emocionais. Conhecem a fisiologia do nascimento e estudam, em especial, a pelve materna. Fazem uso de posturas e movimentos que favorecem o nascimento natural. Além, claro, de durante o trabalho de parto, oferecer métodos não farmacológicos de alívio da dor. Elas dão à mulher a certeza de que seus direitos serão respeitados e promovem a segurança para que a mulher se entregue ao que a sua natureza sabe fazer no momento de trazer um ser humano para essa dimensão”, ressalta a proprietária do Amma Yoga Studio, Liankeli Bertoldi.

Ela também explica que o Yoga para o parto pode trazer diversos benefícios à mãe e ao bebê. Entre eles, está quanto à questão respiratória, já que, durante a prática, são feitas respirações diferenciadas que promovem um aumento da oxigenação do bebê.

“A satisfação ao final da atividade não é apenas da mãe. O bebê é inserido na aula desde a meditação, passando pelas respirações e posturas conscientes, até o relaxamento final. Para o corpo da mãe são muitos os benefícios. Antes de iniciar as aulas é feita uma anamnese individual e cada mulher é respeitada em suas peculiaridades, de modo que algum desconforto manifestado é acolhido através de exercícios personalizados”, esclarece Liankeli.

 A prática é eficiente para amenizar os desconfortos decorrentes da gestação, mas, em específico, contribui para a construção do parto. É uma linguagem de abertura do corpo da mulher em gestação. No espaço Amma Yoga, as aulas de Yoga para o parto são temáticas, sempre conduzindo a mulher a se conectar com as forças da natureza. Cada aula promove uma junção do ser mulher com o planeta e com o universo. “Caminhamos em uníssono com os elementos essenciais, com os ciclos naturais, como as estações do ano e as fases da lua. Com a força do sol e com a potência da gravidade do planeta, tornando-a nossa aliada na caminhada para o parto. A abertura e aceitação dessa força que atravessa o corpo da mulher durante a chegada de um ser humano nesse planeta”, complementa a doula Elisângela. 

Yoga para crianças 

Além do Yoga para o parto, o Amma Studio está oferecendo, desde o dia 01 de outubro, uma turma de Yoga para crianças de cinco a 12 anos. As aulas são sempre às segundas-feiras, às 17h15min e têm duração de 45 minutos.

A proprietária afirma que o Yoga oferece “asanas” ou posturas que ajudam a criança a ter uma maior consciência do seu corpo, a relaxá-lo e senti-lo através dos movimentos que aprendem nas aulas. Com as posturas do Yoga, o corpo fica revigorado e o equilíbrio de posturas calmas e ativas promovem estabilidade, além da serenidade na criança.

Em relação a mente, os métodos do Yoga ajudam a acalmar seus pensamentos, desenvolver a concentração, a memória e o raciocínio, o que beneficia o processo de aprendizado da criança.

“E ainda, técnicas de relaxamento e respiração que combatem o estresse, a tensão, a ansiedade, o nervosismo promovendo as qualidades de paz, equilíbrio e harmonia. Possibilitando à criança um encontro com sua verdadeira essência, ajudando-a a desenvolver as qualidades da alma, como a calma, a paz, a alegria e o amor. Com a prática do Yoga a criança vai conhecendo seu corpo, mente e alma e despertando o poder e a força que existe em seu interior. O maior objetivo do professor de Yoga é ajudá-la a levar essas experiências que vivência nas aulas para sua própria vida, ou seja, ajudá-la a perceber que tem um paraíso portátil de calma e paz e que este paraíso ela pode carregar para onde ela quiser, na relação com sua família, seus amiguinhos e com sua escola”, ressalta Liankeli.

Para quem ficou interessado, tanto gestantes quanto pais para as suas crianças, podem fazer uma aula experimental e basta agendar uma data. O agendamento e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 99267-2006, com Liankeli, diretamente no Studio, ou pelas redes sociais.

Serviço: 

Rua Hermann Weege, 3.175
(entrada do Wunderwald) - Sala B
Contato: (47) 99267-2006
Instagram - @ammayogastudio
Facebook - Amma Yoga Studio



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg