Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Começa a maior festa esportiva de SC

Desde sexta-feira, dia 07, atletas de todo o estado estão em Caçador, para os 58º Jasc. Pomerode vai competir em oito modalidades

175fa80988dddd99b967bd7f7733ae16.jpg Foto: Divulgação

As disputas da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) já começaram. Desde esta sexta-feira, dia 07, até o próximo dia 16 de setembro, a cidade de Caçador, no Meio-Oeste Catarinense, vai receber representantes de 121 municípios, número recorde em todas as edições do evento estadual. 

Conforme a presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Natália Lúcia Petry, 23 modalidades que serão disputadas em Caçador, reunirão cerca de oito mil pessoas, entre esportistas, dirigentes, membros de comissão técnica e árbitros, durante 10 dias de disputas. “Caçador fará um grande evento. Visitei os locais de competição e percebi a motivação de toda a equipe da Comissão Central Organizadora (CCO), empenhada em fazer desses os maiores jogos da história”, disse.

Já o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, afirmou que o município ganhará com a realização dos Jogos. Ele ressalta que, além da melhoria das praças esportivas, a cidade vai ter a oportunidade de aprender com os municípios que participarem da competição. “Os Jasc serão um momento importante para recebermos bem os visitantes, uma vez que grandes investimentos foram realizados. Afinal, investindo em esporte estamos investindo em saúde e em segurança”, disse.

Novidades

Além da disputa do Jiu-Jitsu como nova modalidade esportiva, os organizadores preparam outras atrações para o evento deste ano. Uma delas é a realização de uma fan fest, tradicional em Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, no Parque Central de Caçador.

Conforme o vice-prefeito, Alencar Mendes, o objetivo é transformar o parque numa espécie de ponto de encontro entre atletas, visitantes e a população local. “Para isso, haverá apresentações culturais, praça de alimentação, loja para a venda de produtos licenciados do Jasc, entre outras atrações”, destaca.

Outra novidade são as cerimônias de entregas de medalha, que não ocorrerão nos locais de competição, mas sim, no parque central. “O objetivo também é estimular a presença do público e dos atletas na fan fest”, enfatiza Mendes.

Pomerode na competição

Nosso município também está fazendo parte da maior “festa” do esporte estadual. Ao todo, são 47 atletas e oito dirigentes, que participarão das modalidades do Ciclismo, Bolão 23cm Feminino, Punhobol, Tiro Armas Curtas, Tiro Armas Longas (Carabina Apoiado), Tiro ao Prato, Voleibol de Praia Feminino e Xadrez Masculino. A delegação pomerodense está alojada na Escola Municipal de Educação Básica Walsin Nunes Garcia, localizada no bairro Figueroa.

Segundo o presidente da Fundação Promotora de Eventos e Esporte (Funpeel), Arlindo Ewald, o município tem boas possibilidades de conquistar medalhas nos Jogos Abertos. “Quando entramos em uma competição, todas têm chances de resultados. Mas podemos destacar nossa equipe de Tiro Carabina Apoiado, que possui um histórico positivo; o Punhobol, que está bem focado e renovado; a equipe de Xadrez, potencializado pelo trabalho de renovação feito há algum tempo; o Tiro ao Prato, que tem muita experiência; e a nossa equipe do Bolão 23cm Feminino, que pode vir a surpreender”.

Outra questão bastante trabalhada pelo município é renovação, priorizando os atletas nativos. “Esta renovação sempre acontece e, este ano, está muito presente, em todas modalidades que representarão nossa Pomerode. Além de termos poucos atletas de outras cidades em nossa delegação, o que valoriza, ainda mais, a nossa ‘prata da casa’”, enfatiza o presidente.

Ainda para Ewald, os Jogos Abertos representam muito para nossa cidade, pois se trata da competição máxima de Santa Catarina. “Ele tem todo um histórico esportivo nacional, revelando vários ícones do desporto. E, para Pomerode, segue de referência para as futuras gerações de atletas seguirem competindo, trabalho este iniciado na Olesc e Joguinhos Abertos, além dos Jogos Escolares de Santa Catarina, onde sempre temos nossas ‘joias’ sendo reveladas”, finaliza.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Arquivo JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg