Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Cobertura de vacinação chega a 77% em Pomerode

A gerente da Vigilância Epidemiológica informou que não há nenhum caso suspeito de Sarampo ou Poliomielite na cidade, mas que sempre há o alerta

ae468cb9b2182ba3702ad7584252322b.jpg Foto: Divulgação

No sábado, 18 de agosto, foi realizado, em todo o país, o Dia D de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, e as unidades de saúde de Pomerode, exceto a Alvin Klotz, atenderam durante todo o dia para vacinar quem procurasse pela imunização. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Pomerode, a movimentação durante o sábado foi intensa, ao longo do dia. Graças à grande movimentação, a cobertura vacinal na cidade alcançou os 77,75%, lembrando que a meta é de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Esta porcentagem representa 1.083 crianças vacinadas, entre um e menos de cinco anos, e restam 310 a serem imunizadas, para que seja atingido 100% da cobertura vacinal. A gerente da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline Gustmann, afirma que a cobertura está dentro do esperado na cidade. “Até o momento, está dentro do esperado, mas sempre gostaríamos que fosse melhor. O Dia ‘D’ foi realmente muito proveitoso, praticamente dobramos a quantidade de crianças vacinadas. Mas ainda temos muito trabalho pela frente, encaminhamos, esta semana, mais um comunicado para a Secretaria de Educação para ser distribuído nas escolas/CEIs, reforçando o período da campanha e, assim, mobilizar quem ainda não levou seu filho para vacinar”, disse.

A gerente também informou que não há nenhum caso suspeito de Sarampo ou Poliomielite na cidade, mas que sempre estão em alerta. “Cabe lembrar que a Campanha vai até o dia 31 de agosto, e o público-alvo são crianças de um ano e menores de cinco anos. E que os pais ou responsáveis se sensibilizem e levem suas crianças para receberem suas vacinas. Procure o posto de saúde de seu bairro, juntamente com a carteirinha de vacina, para realizar o procedimento”, explicou.

Situação no estado e no país 

Em Santa Catarina, até quarta-feira, dia 22, 65% do público-alvo já recebeu a vacina contra estas doenças e 118,5 mil crianças ainda precisam ser levadas aos postos de saúde para receber a imunização.

Em todo o Brasil, faltam cinco milhões de crianças para serem vacinadas e, de acordo com a última atualização dos estados, 56% já receberam proteção contra as doenças. No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até a segunda-feira, dia 20. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças, independentemente da situação vacinal delas.



Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg