Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Cirurgias minimamente invasivas

Com a compactação das ópticas e a melhoria da qualidade das imagens, associado aos materais de maior durabilidade, resistência e mais delicados, foi possível avançarmos das cirurgias abertas para as minimamente invasivas (dentre elas, as laparoscópicas e as endourológicas)

fe3df2f3308cb03b2ce3c05f961c59bc.jpg Foto: Divulgação

A Urologia foi uma das especialidades que se beneficiou com o avanço da tecnologia. Com a compactação das ópticas e a melhoria da qualidade das imagens, associado aos materais de maior durabilidade, resistência e mais delicados, foi possível avançarmos das cirurgias abertas para as minimamente invasivas (dentre elas, as laparoscópicas e as endourológicas).

Nas cirurgias laparoscópicas, são realizadas pequenas incisões na pele e, por meio do aumento da imagem fornecido pelas ópticas e com o auxílio das pinças, conseguimos obter o mesmo resultado que as cirurgias abertas. As vantagens são menos dor pós-operatória, menor chance de sangramento intra-operatório (com menor taxa de transfusão sanguínea), menor tempo de internamento, retorno mais rápido às atividades laborais e melhor resultado estético. 

As cirurgias endourológicas são aquelas realizadas pela uretra (canal da urina), sem a necessidade de cortes. Desta forma, podemos tratar as famosas cólicas renais (pedra nos rins e ureter), as hiperplasias prostáticas (doença muito comum do envelhecimento masculino), ressecção de tumores de bexiga e estreitamentos da uretra, dentre outros.

As cirurgias robóticas são as mais modernas hoje em dia. É uma cirurgia laparoscópica, com auxílio do robô. As vantagens referem-se ao ganho de qualidade nas imagens, mobilidade das pinças (multiarticuladas), supressão dos tremores naturais de nossos dedos e ergonomia ao cirurgião.

A prostatectomia radical (cirurgia para tratamento do câncer de próstata) foi um dos procedimentos que mais se beneficiou com esta tecnologia (melhora das taxas de continência e função sexual).

É preciso um constante treinamento e atualizar-se para podermos acompanhar esses avanços tecnológicos. A equipe da Urocentro procura estar sempre à frente para oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes.

Dr. Raphael Lahr, urologista
CRM SC 15336



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg