Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Ciclone deve passar por Santa Catarina no fim de semana

Em nota, Defesa Civil informa que haverá a passagem de um ciclone extratropical entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, neste fim de semana

b8512ee978b23f9d0742c043ed4abd0e.jpg Foto: Jornal de Pomerode

Um ciclone extratropical pode passar, neste fim de semana, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil, em comunicado divulgado na tarde de quarta-feira, dia 24 de outubro.

Segundo as informações, o ciclone extratropical deve se intensificar entre a noite de sexta-feira, dia 26 e a manhã de domingo, dia 28.  Esse tipo de fenômeno meteorológico pode ocasionar ventos fortes e condições adversas do mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa marinha. Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o fim de semana, podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h, no litoral e sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul. 

No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no fim de semana, especialmente, no Litoral Sul. 

No Vale, a ventania deve chegar com menos força, mas há a possibilidade de rajadas fortes.

O fim de semana, em Pomerode, é de chuva na sexta, sábado e domingo. As temperaturas ficam entre 15º de mínima e 20º de máxima.

Ciclones Extratropicais 

São sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Sua formação causa vendavais, chuvas e baixas temperaturas. Geralmente, os ventos mais fortes são sentidos no litoral.

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg