Jornal de Pomerode


Celulares sem certificação da Anatel podem ser bloqueados

Na terça-feira, 10 de julho, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informou que o plano de bloquear aparelhos celulares piratas terá continuidade, porém, sem data definida para entrar em vigor. Aparelhos que não foram homologado pela Anatel podem ser bloqueados.

94700b1104510e62df54401f68f51e3f.jpg Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Na terça-feira, 10 de julho, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informou que o plano de bloquear aparelhos celulares piratas terá continuidade, porém, sem data definida para entrar em vigor. Aparelhos que contém chip, acessam a rede móvel, não foram homologados pela Anatel e não possuem número válido podem ser bloqueados.

Segundo informações da Uol Tecnologia, será enviado uma mensagem aos usuários avisando que seu telefone não está regular antes de a linha ser desativada. As operadoras telefônicas estimam que cerca de mais de 1 milhão de dispositivos serão desativados. Segundo a Anatel, o número de aparelhos ainda é desconhecido.

Várias operadoras estão sujeitas à regulamentação e temem o impacto que essa operação pode gerar, pois, cerca de 1 milhão de celulares irregulares estão em suas redes todo o mês.

A Anatel tenta bloquear o uso desses aparelhos há cerca de três anos no país. “É muito fácil clonar um IMEI e de colocar na rede”, afirma Eduardo Levy Moreira, Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SindiTeleBrasil). Ainda segundo Levy, aparelhos clonados são dificilmente identificados.

Aparelhos trazidos de outros países, e que não possuem homologação, não serão prejudicados. Segundo Lúcia Bardi, Superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, a operação tem como intuito identificar aparelhos roubados ou contrabandeados.

Para saber se o aparelho é pirata ou não é necessário que o usuário confira o IMEI do aparelho, da caixa e da nota fiscal. Para conferir o número no aparelho ligue para *#06#. Caso os números forem diferentes, o aparelho deve ter um registro irregular.

 

 



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • b24e1f3813003e2cb3b72b7c37281d09.jpg