Domingo, 21 de Julho de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 26Cº / Min 15°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Casa enxaimel do Sítio Tribess será restaurada

A edificação, tombada pelo órgão em 2007, sofreu um acidente que movimentou sua cobertura, em novembro de 2018. O escoramento emergencial já havia sido providenciado pela Prefeitura, com auxílio dos técnicos do Escritório Técnico da Imigração

445d3ee5cdbc6a2789c6042485293ced.jpg Foto: Divulgação

Está aberto o processo licitatório para a restauração da casa enxaimel do conjunto construído do Sítio Tribess, localizado no bairro Wunderwald.

A edificação, tombada pelo órgão em 2007, sofreu um acidente que movimentou sua cobertura, em novembro de 2018. O escoramento emergencial já havia sido providenciado pela Prefeitura, com auxílio dos técnicos do Escritório Técnico da Imigração.

Devido ao grau de conservação preocupante do imóvel, optou-se pela restauração integral da edificação, o que inclui a substituição completa da cobertura, vedações de madeira, reparos nas esquadrias, pisos e rebocos, além de instalações elétricas novas.

O edital, com valor máximo previsto de RS 167.878,42, foi publicado recentemente no Diário Oficial da União. Os recursos são do próprio Iphan. A entrega das propostas deve ser feita até o dia 23 de maio, às 10h.

O Sítio Tribess

A simples percepção da paisagem do conjunto da propriedade rural do Sr. Ingo Tribess não deixa dúvidas quanto ao valor histórico, cultural e paisagístico do sítio. 

A relação entre o conjunto edificado (que reúne duas das mais interessantes casas enxaimel de todo o contexto da arquitetura residencial rural da imigração) e a paisagem natural e cultivada, torna o Sítio Tribess um exemplar extraordinário que encerra todo o universo cultural da região de imigrantes.

O conjunto é centralizado pela casa, típica da arquitetura teuto-brasileira, construída em estrutura enxaimel, com os tramos vedados por tijolos aparentes e a empena de madeira, destacando-se as bases de pedra sobre as quais assentam-se os baldrames da estrutura. Interligado com os fundos da casa, um belo rancho de madeira, que abriga o celeiro; secundando a casa / rancho, outro galpão, também de madeira, disposto transversalmente, quase fronteiro ao imóvel.



Veja também: