Jornal de Pomerode


Campanha do bem

Colaboradores da empresa Netzsch Moagem se mobilizam e efetuam doação de sangue. Mais de 40 colaboradores foram doadores e, grande parte, já marcou sua próxima doação.

a57b19d22b6912fd7674b437da7249c6.png Foto: Divulgação

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa Netzsch Moagem, localizada no Ribeirão Souto, promoveu uma campanha interna.

Mais de 40 colaboradores foram doadores e, grande parte, já marcou sua próxima doação. “Doar sangue é doar vida. Sabemos da importância da doação para quem a recebe e, ao efetuarmos a doação, saímos com o sentimento de poder ajudar ao próximo, sem almejar nada em troca”, ressalta Aline Rothbarth, Supervisora de Materiais e atual presidente da CIPA da empresa.

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, é preciso trabalhar constantemente para aumentar o índice.

Não há substituto para o sangue, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como tratamento de pessoas com doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão. 
Que a iniciativa seja inspiradora e que mais pomeorodenses sejam doadores.

Você também pode ser um doador 

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar antes da doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg