Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Brincadeiras típicas que aninam o público

Competições típicas sempre reúnem centenas de pessoas e são alguns dos destaques da Pomerana

cffc5e92c3d63aa1efaf9ac93145c12e.jpg Foto: Daiana Kopsch/JP

Abertas a todos os visitantes, as competições típicas são brincadeiras que resgatam antigas práticas dos imigrantes. As provas são diárias, no masculino e feminino. Para participar, é só se inscrever gratuitamente uma hora antes, no Pavilhão Cultural.

Os vencedores de cada noite se classificam para as finais, realizadas no último domingo da Festa, em que os ganhadores recebem prêmios. As competições típicas da 36° Festa Pomerana são:

Baumstammwettsägen (Serrador de Tora): dois parceiros utilizam uma serra dupla para serrar o tronco de madeira. Vence a dupla que serrar no menor tempo possível.

Holzhacker (Lenhador): o competidor precisa cortar um tronco de madeira com um machado. A classificação é conforme o tempo gasto na execução da tarefa.

Alles Wurst (“É tudo linguiça”): é preciso comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível.

Meterbier (Chope em metro): o competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa, sem “babar” ou derramar a bebida. Vence quem cumprir a tarefa no menor tempo possível. Permitido apenas para maiores de 18 anos.

Fassrennen (Corrida do Barril): competição em dupla, que consiste em rolar um barril de alumínio, com capacidade de 50 litros, por uma “pista”. Um competidor faz o percurso de ida e o outro, de volta. Vence a dupla que realizar o percurso no menor tempo possível.

Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão): consiste em uma corda trançada artesanalmente, que deve ser puxada por três competidores de cada lado. A equipe que puxar o grupo oponente até a faixa do meio, ganha a competição.

As tradicionais festas típicas em Jogos

No Pavilhão das Competições, há também jogos inspirados nas atividades típicas dos 15 Clubes de Caça e Tiro de Pomerode, com brindes para os melhores rendimentos. Os jogos oferecidos na 36° Festa Pomerana são:

Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): a mais tradicional competição pomerodense. Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo.

Bolão de mesa: o visitante precisa arremessar uma bola e acertar nove pinos de madeira, que estão presos a uma corda. A brincadeira é inspirada no tradicional jogo de bolão, similar ao boliche, realizado, ainda, por alguns Clubes de Caça e Tiro.

Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro de madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo.



Localização:

Pavilhão de Eventos de Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg