Terca-Feira, 20 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 15Cº / Min 10°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Banda Municipal realizará concerto comemorativo em maio

Em 2019, a Banda Municipal “Die Originalen Rega Bläeser” completa 20 anos de história. E para celebrar o marco das duas décadas de existência, o grupo está organizando um concerto especial, em homenagem ao “Jubileu de 20 anos”, que será realizado no dia 17 de maio, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Pomerode

59fb149ee63c42bb2ef0d4d6f09f13af.JPG Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Em 2019, a Banda Municipal “Die Originalen Rega Bläeser” completa 20 anos de história. E para celebrar o marco das duas décadas de existência, o grupo está organizando um concerto especial, em homenagem ao “Jubileu de 20 anos”, que será realizado no dia 17 de maio, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Pomerode.

Com o tema, “Música e bom humor”, está sendo montado um repertório variado, para celebrar o momento com alegria. “A princípio, iremos tocar um repertório de músicas germânicas, das mais clássicas até as novas. É uma forma de presentear o povo pomerodense, que sempre nos dá um retorno muito positivo em nossas apresentações. Ao todo, apresentaremos 11 músicas”, comenta o maestro, Rafael Liandro Pinto Nemézio.

O maestro também afirma que a Banda está confiante para a apresentação especial. “A expectativa é sempre a melhor possível e, ainda, como forma de homenagear quem já contribuiu com a nossa história, convidamos, também, todos os ex-músicos da banda para tocar conosco e temos a presença confirmada de 14 deles, até o momento. Com isso, teremos cerca de 40 músicos tocando simultaneamente”, afirma o maestro.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas quem quiser contribuir pode levar um quilo dos seguintes produtos: café, farinha de trigo, fermento biológico, fermento químico, óleo, leite, açúcar, água sanitária, desinfetante, álcool, álcool gel, sabonete líquido, amaciante, óleo dersani, pomada para assadura, gaze, fita micropore e fraldas geriátricas tamanho G. Todos os materiais serão doados para o Centro de Convivência Pommernheim.

“Sempre procuramos ajudar alguma entidade de nossa cidade e, neste ano, escolhemos o Pommernheim. A nossa presidente, Samantha Gaedtke, entrou em contato com a direção do local para saber quais são as necessidades de produtos, para que tudo o que for doado seja aproveitado”, coloca Nemézio.

Além deste concerto comemorativo, será promovido mais um, no mês de novembro, em homenagem ao Dia do Músico, celebrado no dia 22 daquele mês. E esta é a intenção da Banda em todos os anos, promover dois concertos, um mais voltado à tradição alemã e outro com um tema mais livre.

A Banda Municipal

Tudo começou em meados de 1997, quando o idealizador da banda, Alírio Dalhke, resolveu participar de uma fanfarra, na cidade, que já existia desde o começo dos anos 90, na escola Almirante Barroso. Como gostava desse tipo de hobby, adquiriu instrumentos de sopro e convidou outros músicos, formando, assim, a Banda e Fanfarra do Colégio Almirante Barroso. Depois de dois anos, surgiu, então, a Associação Die Originalen Rega Bläser, fundada, oficialmente, no dia 06 de março de 1999.

Um ano depois, a banda, que começou com o maestro Élio Rauh, contou com a chegada de Rafael Liandro Pinto Nemézio, que está à frente da banda, como maestro, desde aquela época.

Após anos ensaiando, todos os sábados pela manhã, em uma sala na Almirante Barroso, em 2010, por decreto de Lei Municipal, a Associação se transformou na Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser. Com isso, o conjunto foi para o Centro Cultural da cidade, local onde os ensaios são realizados atualmente, também aos sábados de manhã, das 9h às 11h.

Durante o ano, cerca de 30 a 40 apresentações são feitas pela banda, em diversas ocasiões, como desfile da Festa Pomerana, inaugurações públicas além dos concertos especiais que são elaborados, como por exemplo, no Dia do Músico.



Veja também: