Jornal de Pomerode

Edição Impressa



As passagens de Chaves pelas telinhas brasileiras

O seriado mexicano, que é sucesso mundial, estará na TV paga, através do canal Multishow.

92c83f575b83e30b42df8c26012af2d8.jpg Foto: Divulgação

Quem nunca teve a oportunidade de assistir Chaves e sua turma ou as aventuras atrapalhadas de Chapolin, não é mesmo? E a partir do dia 21 de maio, os fãs de Roberto Gómez Bolãnos, o criador dos dois seriados, poderão assistir os mesmos, no canal da Globosat, o Multishow.

A série de Chespirito, apelido de Bolaños, foi criada no começo da década de 70, e teve seu primeiro episódio reproduzido em uma rede de televisão do México, o canal 8. Logo, o seriado migrou para a maior emissora mexicana, a Televisa, que possui os direitos autorais de todos os programas gravados por Chespirito.

O sucesso foi tão grande no país da América Central, que Chaves começou a ser reproduzido em várias emissoras da América do Sul, inclusive aqui no Brasil. Porém, em território brasileiro, o seriado começou a ser exibido no ano de 1986, pelo SBT. Na época, Silvio Santos havia adquirido o direito exclusivo de exibição de Chaves e Chapolin no Brasil, sendo a grande aposta do chefão da emissora. 

E podemos dizer que Silvio acertou em apostar em Chaves. Não demorou muito para que a seriado ganhasse fãs por toda parte do país. Na época, o programa competia com outros grandes humorísticos como Escolinha do Professor Raimundo, TV Pirata e programas infantis como o Balão Mágico. E hoje, Chaves é exibido até hoje na grade de programação do SBT, e por incrível que pareça, continua sendo uma das atrações com maior audiência na emissora de Silvio Santos.

Com o passar do tempo, e a chegada da TV a cabo no Brasil, alguns canais também adquiriram o direito de exibição do seriado mexicano. O grupo Turner, detentor de canais como Cartoon Network, Boomerang e TBS, exibiu episódios de Chaves de 2012 a 2016. Além disso, quando a Televisa tinha um canal na TV a cabo, ela também passava, em sua grade de programação, os episódios desse grande sucesso mexicano.

E agora, uma notícia pegou de surpresa, no final de janeiro deste ano, todos os fãs de Chespirito e sua turma, já que, o Grupo Globo, adquiriu Chaves e Chapolin para serem veiculados no canal de TV paga Multishow.

E será a partir do dia 21 de maio, em uma segunda-feira, que os dois começarão a serem exibidos no canal. Ainda não se sabe se os episódios terão a dublagem original. 

O multishow promete exibir todos os episódios produzidos, incluindo os perdidos e inéditos, nunca passados pelo SBT. Para isso, então, teve que convocar dubladores para os trabalhos.

Sobre o Chaves

Também conhecido como El Chavo del Ocho, ou o Xavier, em Portugal, o seriado Chaves, como é conhecido no Brasil e na Angola, é produzido pela Television Independiente de México,  aborda as mais variadas situações de comédia em uma Vila, onde habitam seus personagens. 

O protagonista, que carrega o mesmo nome da série, Chaves, é um garoto orfão de oito anos, que enfrente muitos problemas com adultos da vizinhança, como Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde, devido a alguns mal entendimentos, distrações ou travessuras. 

Quem também está no circulo de convivencia do garoto é Quico e Chiquinha, que são da mesma faixa etária. 

Famoso por estar sempre em um barril de madeira, na verdade Chaves somente passa o temoo nesse barril, pois sua verdadeira casa é o apartamento número 8, pouco visto durante os seriados. 

A trama se desenrrola nesta Vila, de propriedade de Seu Barriga, em sua grande maioria. Outros locais, como o lote vazio de treinamento de futebol americano, um hotel em Acapulco, o restaurante de Dona Florinda, um antigo bar adquirido por ela, e na escola do professor Girafales, a qual todos os personagens se encontram para estudar. 

Chapolin Colorado 

Também interpretado por Roberto Gómez Bolaños , e outros personagens de Chaves, Chapolin Colorado, ou El Chapulín Colorado, foi exibida inicialmente em 1970 e 1979. 

Ficou conhecida por ironizar heróis norte americanos e fazer críticas sociais em relação à América Latina. 



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg