Jornal de Pomerode


Arte em exposição

Um evento que marcou a arte e a cultura de Pomerode. Assim será lembrada a abertura oficial da Galeria Municipal de Arte Ervin Curt Teichmann, localizada no Centro Cultural da cidade.

1305a0d7157aae291f0de65092d94022.jpg Foto: Tatiane Hansen/JP

Um evento que marcou a arte e a cultura de Pomerode. Assim será lembrada a abertura oficial da Galeria Municipal de Arte Ervin Curt Teichmann, localizada no Centro Cultural da cidade.

A cerimônia contou com a participação de artistas locais, autoridades municipais e políticas e imprensa. O evento também marcou a abertura da exposição “Impressões da Terra e do Homem”, que celebra os 50 anos de arte de Rosi Darius.

Há anos sem um espaço destinado à exposições, a luta pela reabertura da galeria foi uma iniciativa da Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (Apap), junto com seus artistas, abraçada pela Fundação Cultural e Prefeitura de Pomerode que, neste ano, atenderam à solicitação.

A galeria tem como objetivo fomentar a produção de artes plásticas na cidade, além de contribuir para o fortalecimento da identidade da cultura local, manifestações culturais, encontro entre artistas e público, performances e pesquisa sobre arte, educação, ciências e tecnologias. 

Todas as obras em exposição também estão à venda. O espaço será destinado a exposições durante todo o ano. 

Para o mês de outubro, as visitações estão previstas para acontecerem de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h; aos sábados, das 10h às 19h; e aos domingos; das 12h às 16h. Mais informações e pré-agendamentos através do (47) 99192-2507.

Exposição tem, ainda, peças dos artistas:

Alba Horvath de Lima
Bárbara Weiser
Ingrid Von der Heyde
Jerusa Raduenz
Tânia Schmitt
Tania Guadalupe
Ruth Gasparek
Tatiana Helena
Elizabeth Gasparek
Margareth Soethe
Silvana Pujol
Sônia Voigtlaender
Alexandre Bruel Stange
Arno Teichmann
Lucianne Sprung
Ana Lia Moraes
Adriana Stange
Moara Gustmann
Celaine Refosco
Lilian Strobel

Rosi Darius

Natural de Blumenau, a artista nasceu em 1942. Iniciou suas artes fazendo música, poesia e, depois, pintura. Estudou técnica e cor com Reinaldo Maske. Tem o impressionismo como seu estilo artístico e os temas referentes a “Homem e a Terra” são recorrentes em seus trabalhos. Desde 1972, realizou várias exposições individuais, participou de Mostras Coletivas e inúmeros leilões em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 1986, mudou-se para Pomerode, onde tem seu atelier. Fez ilustrações para o livro “Blumenau e sua história” e outros. Suas obras podem ser encontradas em vários países. Foi membro consultivo de Arte de Santa Catarina (Masc), membro consultivo da Galeria Municipal de Arte de Blumenau e presidente da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap). Seu nome consta no “Indicador Catarinense de Artes Plásticas”, editado pelo Museu de Arte de Santa Catarina, também no Dicionário Artes Plásticas Brasil 1994. Também foi presidente da Associação Pomerodense de Artistas de Pomerode (Apap).
 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 3 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg