Jornal de Pomerode


Helicóptero Arcanjo 03 completa dois anos de atuação salvando vidas

Na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, às 10h30min, foi realizada a cerimônia de comemoração aos dois anos de atuação do helicóptero Arcanjo 03 no Vale do Itajaí, Alto Vale e Litoral Norte do estado.

183495ab8e12d00b6be8356e5416c334.jpg Foto: Equipe JP

Na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, às 10h30min, foi realizada a cerimônia de comemoração aos dois anos de atuação do helicóptero Arcanjo 03 no Vale do Itajaí, Alto Vale e Litoral Norte do estado. A solenidade foi no hangar do aeroporto Quero-Quero, que serve de base para a aeronave e sua equipe, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Além da equipe do Arcanjo, estiveram presentes autoridades, representantes da imprensa, representantes dos bombeiros de municípios vizinhos, militares, familiares e algumas vítimas que já foram socorridas pelo Arcanjo. 

Estas protagonizaram, junto aos membros da equipe de resgate, um momento de reencontro e celebração à vida, no qual receberam, das mãos dos próprios socorristas, uma lembrança em nome do Batalhão. Logo após, foram feitas homenagens a bombeiros e civis que atuam em conjunto com a equipe nas operações. Por fim, foram entregues condecorações a membros da sociedade civil que exerceram papel fundamental na implantação do Arcanjo em Santa Catarina e, também, a integrantes da equipe que são os responsáveis pelo sucesso da iniciativa. 

O Chefe do Estado-Maior Geral, o comandante dos Bombeiros Militares Edupércio Pratts, reforça a importância do Arcanjo 03 para a região. “Nós percebemos que a demanda populacional e de ocorrências na região do Vale e Alto Vale do Itajaí era grande e, por isso, o Corpo de Bombeiros e o Samu precisavam de suporte no socorro. Há também a questão da BR-470, que tem um trecho onde acidentes são muito comuns, então, o resgate rápido pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, pondera. 

O Capitão do helicóptero Arcanjo 03, André Luiz Pratts, explica que são diversas as ocorrências para as quais o helicóptero pode ser acionado. Entre elas, acidentes de trânsito, afogamentos, paradas cardiorrespiratórias, entre outras. A ida ou não do Arcanjo irá depender da gravidade e da distância da ocorrência. 

“Em casos mais complexos, mesmo que estejam no centro de uma grande cidade, justifica-se o acionamento da aeronave, pois ela poderá oferecer socorro médico especializado, já que a equipe possui médicos, enfermeiros, equipamentos e medicamentos necessários para realizar o atendimento. Nós vamos até o local, realizamos o atendimento lá e, posteriormente, encaminhamos o paciente para um hospital de referência”, esclarece o Capitão da aeronave. 

O bombeiro e coordenador administrativo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Luiz Fernando Gonçalves da Luz, e o diretor e bombeiro fundador da instituição, Walter Kratz, estiveram na cerimônia, representando a entidade, que foi homenageada por ter sido a corporação que mais acionou o Arcanjo 03 para ocorrências na região. 

Ele reafirma, também, a importância da aeronave e sua equipe para a cidade. “É gratificante, pois mostra que estamos no caminho certo, devemos utilizar todos os recursos disponíveis para a melhora de nossos atendimentos, pois quem ganha com a unificação de esforços é a comunidade. É muito bom saber que podemos contar com o recurso do resgate aéreo, pois um helicóptero pode ser empregado em várias situações, onde destacamos o resgate em áreas de difícil acesso ou remotas, apoio em combate a incêndio, nos atendimentos envolvendo paradas cardíacas, traumas graves, acidentes com múltiplas vítimas, dentre outras situações”, reforça. 

Segundo os dados do comando do Batalhão, o helicóptero Arcanjo 03, já atendeu mais de 720 ocorrências na região. Ao todo, o Batalhão de Operações Aéreas já atendeu mais de seis mil ocorrências, com suas quatro aeronaves, entre elas também, o serviço de transporte de órgãos destinados a transplantes. 

Quando a cerimônia se encaminhava para o encerramento, houve um chamado para uma ocorrência e uma equipe logo demonstrou, na prática, como o serviço é ágil para ir em direção ao local do resgate.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 3 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg