Jornal de Pomerode


Aprendizado sobre democracia

Alunos do JB participam de Programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizado de 26 a 30 de novembro, em Florianópolis.

f92eca3cfc019bb0ac262163dd8c84d0.jpg Foto: Divulgação-Fernanda Rodrigues, presidente da mesa do Parlamento Jovem, com o presidente da Alesc

Um exercício de cidadania e democracia. É esta a experiência que alguns alunos da Escola Estadual de Educação Básica José Bonifácio estão vivendo, pois tiveram a oportunidade de participar do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizado de 26 a 30 de novembro, em Florianópolis. 

Acompanhados pelos professores coordenadores Isaias Kniss Sczuk, de filosofia, e Glória Weidgenant, de língua portuguesa, os estudantes Nicole Schroeder, Fernanda Rodrigues, Jeane Carla Aschidamini, Lucas Dias de França, Daiana Luiza Tribéss, como deputados, e Fabiano Buerger Frans e Vinicius Santos, como suplentes, ficaram estes quatro dias na capital do estado, aprendendo sobre o funcionamento da Assembleia. Inclusive, a pomerodense Fernanda Rodrigues participou como presidente da mesa diretora do Parlamento Jovem. 

Sob coordenação da Escola do Legislativo, o Parlamento Jovem é um projeto criado para estimular a participação política da juventude. O deputado estudante vive situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária.

Fernanda revela que a experiência de presidir a mesa diretora foi espetacular. Para ela, será um aprendizado muito significativo para sua vida. “Percebi o que realmente é política, pude ver de perto como funcionam todos os processos burocráticos atrás da aceitação de uma indicação ou até de um projeto de lei. Foi uma honra ser presidente da mesa, ainda mais em saber que eu estava lá reapresentando não só Pomerode, mas sim, todo o Vale do Itajaí. Não consigo demonstrar em palavras minha gratidão. A experiência fez com que eu tivesse uma maior consciência sócio-politica, e pude perceber que nós, joven,s podemos, sim, fazer a diferença na política, me fez abrir a mente e criar um novo senso político”, declara.

A estudante ainda afirma que o jovem que tiver a oportunidade, aproveite, pois garante que é muito proveitosa. “É uma semana de muito conhecimento, experiências e amizades. Não estamos aqui por brincadeira, mas sim, para mostrarmos que nós, jovens, podemos ter um bom posicionamento político. Temos ótimas ideias e devemos correr atrás e mostrar que temos um grande potencial, para, assim, nós criarmos uma política digna e rica. É como dizem, nós somos a mudança que queremos para o mundo”, coloca.

Segundo o professor Isaias, o Programa é importante para mostrar a valor do trabalho do Parlamento na sociedade. “Projetos como estes aproximam estudantes do Ensino Médio do Poder Legislativo, proporcionando momentos de muita reflexão e aprofundamento sobre o papel do Parlamento e de sua importância na sociedade democrática, além de instigá-los à discussão e à participação, motivando o interesse na atuação político-partidária e, principalmente no aprimoramento da democracia”, ressalta. 

Ainda para Sczuk, a experiência tem muito a acrescentar para que saibam de que maneira podem promover a mudança na sociedade em que estão inseridos. “É muito bom ver os jovens expressando e sentido a realidade que estão inseridos, com intuito de transformá-la. Desejo que suas interações sociais, como objetiva o programa, sejam motivadas no respeito ético universal, visando o cuidado de promover vivências onde todos se sintam iguais e livres para manifestação de ideias que inovem, ou seja, que continuem transformando nossa sociedade em melhor”, coloca. 

Realizado pela Escola do Legislativo SC “Deputado Lício Mauro da Silveira”, o Parlamento Jovem proporciona a 40 estudantes do ensino médio vivenciar a rotina dos deputados estaduais em quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Eles apresentam, analisam e votam propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo todo o processo legislativo. Na atual edição, participam jovens, entre 14 e 21 anos dos municípios de Pomerode, Mafra, Curitibanos, Criciúma, Marema, Lages, Joinville e Florianópolis.

 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg