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Alunos da rede municipal terão aulas de robótica

A ideia é facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, possibilitar o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade

0f49f13af6df854566919bf4e6d44984.JPG Foto: Divulgação

Oferecer novas maneiras de aprendizado. Esse é o objetivo da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, com a implantação de aulas de robótica para alunos dos nonos anos, de seis escolas da rede municipal de ensino de Pomerode. A ideia é facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, possibilitar o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. O anúncio foi feito na semana passada.

Cerca de 186 alunos, divididos em oito turmas, das escolas E.B.M. Dr. Amadeu da Luz, E.B.M. Hermann Guenther, E.E.B.M. Prof. Vidal Ferreira, E.E.B.M. Prof. Curt Brandes, E.E.B.M. Duque de Caxias, E.E.B.M. Prof. Noemi Vieira de Campos Schroeder, serão os pioneiros na participação nas aulas de robótica e terão uma hora e meia de aula por semana, durante a disciplina de Empreendedorismo Educacional.

Nesta semana, os profissionais das escolas que estarão participando do projeto passaram por uma capacitação e, em breve, os primeiros planos de aula relacionados à robótica poderão ser iniciados.

Para a secretária da Pasta, a professora Neuzi Schotten, a disciplina de robótica poderá agregar muito na formação dos alunos da rede de ensino municipal pomerodense. “O projeto surgiu para gerar conhecimento através da problematização, pois as crianças estão chegando em um mundo onde tudo está pronto, não tendo problemas a resolver e, por isso, não pensam, não criam. E a robótica vem com esta proposta, para que assumam a condição de criaram e inovarem, além de, principalmente, trabalhar em equipe. Cultivar os valores do trabalho em equipe, onde um respeita o outro. Saber lidar com a adversidade, argumentar e ouvir os argumentos do outro, valorizar a opinião do outro e posicionar-se diante de uma situação”, enumera Neuzi.

Outro ponto positivo é que a robótica está a serviço das disciplinas curriculares e, inclusive, 10 das competências da BNCC 7 são contempladas em uma única aula. 
“A robótica é uma educação tecnológica com proposta pedagógica, que contribui para o desenvolvimento de pessoas críticas, que atuem de forma ativa nos diferentes contextos, atemporal, não sendo apenas consumidores de conhecimento, mas, também, produtores de conhecimento. Estimula o pensamento ajudando os alunos a fazerem a integração dos conhecimentos de todas as disciplinas, encorajando-as a pensar de maneira conectada e holística”, finaliza.

 



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