Jornal de Pomerode
Versão impressa


int(63857)

Alistamento Militar ocorre até dia 30 de junho

Neste ano, a inscrição pode ser feita pela internet, para quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após se alistar, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar.

63abf261fa1b419fd0f949ed9c838965.png Foto: Reprodução

Jovens brasileiros do sexo masculino, que nasceram no ano 2000, têm até 30 de junho de 2018 para fazer o Alistamento Militar Obrigatório. A inscrição pode ser feita pela internet através do site www.alistamento.eb.mil.br, para quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

O processo seletivo pode ser acompanhado pelo site, que também concede um espaço de dúvidas frequentes, no qual o jovem pode encontrar respostas para as mais variadas perguntas. 

Para os rapazes que não possuem CPF ou não têm acesso à internet, o processo ainda pode ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM). Em Pomerode, o órgão fica localizado junto à Prefeitura Municipal, com horário de funcionamento da 07h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar os originais de um documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista ou de trabalho), fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso o jovem more no exterior, é necessário procurar os consulados ou embaixadas do Brasil de onde residem. 

Após se alistar, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar. 

Neste ano, o Ministério da Defesa espera que cerca de 1,8 milhão de cidadãos realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados as organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

O alistamento militar é obrigatório para todo o brasileiro, de sexo masculino. Caso não seja feito, o cidadão terá que pagar uma multa, além de ser impedido de tirar o passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber qualquer prêmio. Mulheres estão isentas do Serviço Militar. 

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Reprodução
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg