Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Alegria que contagia os visitantes na Festa Pomerana

Desfiles típicos trazem a cultura, a tradição e alegria pomerodense para mais perto de visitantes da 36ª Festa Pomerana

9ef671a11bb2efaf3249bdde764d69b3.jpg Foto: Daiana Kopsch/JP

Integrantes de clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, carros alegóricos, moradores e turistas apaixonados pela tradição pomerodense. Estes são alguns dos ingredientes que compõem os desfiles típicos da 36ª Festa Pomerana.

O principal objetivo de sua realização é valorizar as pessoas que tornam possível a preservação cultural em Pomerode, cultura que chama a atenção nacional e internacionalmente. Tanto que, no horário do desfile, o corredor de acesso ao Pavilhão Principal e a entrada do Parque de Eventos ficaram lotados à espera do desfile, que neste ano, tem um toque especial.

“Resolvemos trazer para os desfiles toda a tradição da cultura alemã, afinal 60 anos de emancipação político-administrativa não é qualquer coisa e ainda com o histórico tão cuidadoso, tão familiar que a nossa Pomerode tem. Procuramos, então, com todo o cuidado, todo o respeito, toda a emoção, relatar, mostrar e, principalmente, incentivar que as pessoas vivam essa tradição, vivam essa alegria, vivam essa cultura alemã”, explicou a responsável pela organização dos desfiles, Marineuza Henschel.

No início da noite do dia 09 de janeiro, quando a 36ª Festa Pomerana foi, oficialmente, aberta, realizou-se o primeiro de nove desfiles típicos programados. Na parada tradicional de abertura, 41 grupos, divididos em cinco blocos, encantaram o público, que aguardou em frente e dentro do Pavilhão de Eventos, a chegada dos participantes. E quem ficou na espera não se decepcionou com o espetáculo proporcionado pelos 583 integrantes do desfile.

Graças ao sucesso do desfile de abertura, podemos dizer que a 36ª Festa Pomerana começou com o pé direito. E quem participa do planejamento da principal comemoração de Pomerode, garante que muita coisa boa, ainda está por vir.

“Nós vimos que o clima já começa a mil. Você já percebe uma energia muito positiva, as pessoas já participando em grande número, todos com brilho no olhar, sorriso no rosto,   satisfeitas com o que estão vendo e é uma pequena mostra do que nos espera nestes próximos dias de festa”, enalteceu a vice-prefeita e secretária de Turismo e Cultura, Gladys Sievert.

Para quem não teve a oportunidade de ver o primeiro desfile da Pomerana, pode ficar tranquilo, pois outros ainda vão ser realizados. Os desfiles típicos acontecem quintas e sextas, às 19h da noite; sábados, às 18h; e domingos, às 09h30min. O desfile de abertura foi uma das edições especiais da atração. A outra vai ser na segunda-feira, dia 21, no aniversário da cidade, às 19h.

 



Localização:

Pavilhão de Eventos de Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg