Jornal de Pomerode

Edição Impressa



A origem do Dia das Crianças

Data, que é comemorada desde 1950 no Brasil, é muito mais que uma data comercial. Em outras países, a comemoração é celebrada com algumas particularidades totalmente diferentes da feita em terras brasileiras, como, por exemplo, na Índia e Turquia

92e1249a5f7de1aff7f54660964b62d2.jpg Foto: Divulgação

Comemorado anualmente em homenagem às crianças, o dia 12 de outubro, em todo o Brasil, é reservado para eles.  A data, além de ser a felicidade da moçada ao receber o tão esperado presente, é, também, uma comemoração aos direitos das crianças e adolescentes e busca conscientizar a população (os pais, em especial) referente aos cuidados necessários para com as crianças. 

Tradicionalmente, no Brasil, a data é comemorada no mês de outubro. Porém, varia de acordo com a decisão do país.  Em nações como Angola, Portugal e Moçambique, o dia adotado foi o 1 º de junho. 

A proposta para a criação desta comemoração foi oficializada no dia 05 de outubro de 1924, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, através da aprovação do Decreto de Lei nº 4867, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças. 

A notoriedade da data, porém, foi conquistada em outra ocasião, a partir do ano de 1960. Aproveitando a oficialização deste dia, a Fábrica de Brinquedos Estrela, juntamente com a  Johnson & Johnson, criou a Semana do Bebê Robusto”. 

A partir deste período, o dia 12 de mês 10 passou a ser marcada pela compra de presentes para as crianças, o que acarretava na maior venda de brinquendos e na abertura de fábricas de produtos para o público infantil. 

O dia coincide com o de Nossa Senhora Aparecida, que é feriado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado, em todo o mundo, no dia 20 de novembro, em homenagem à data de aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, no ano de 1959. 

Em outros países

Nem todos os países se comportam como o Brasil nesta data. 

Na África Central, por exemplo, o Dia das Crianças é comemorado no dia 25 de dezembro, isso mesmo, no mesmo dia em que é comemorado o Natal Cristão. 
A junção destas duas datas busca transmitir felicitações e esperança às crianças de todo o mundo. 

Na vizinha do Brasil, a Argentina, a data é comemorada no 2º domingo de agosto. Além da troca de presentes, são realizadas peças teatrais, exposições e outras atividades com o objetivo de entreter as crianças. 

O Chile, por sua vez, não instituiu um feriado. Mas, sempre recorda dos direitos conquistados pela Declaração dos Direitos da Criança. 

Na Índia, o dia escolhido foi o 14 de novembro, dia em que se comemorava o aniversário do primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru, famoso pelo seu amor para com as crianças. 

Outro país que comemora as crianças é a Turquia, no dia 23 de abril, data do Dia da Soberania Nacional.  A ocasião traz à tona o debate sobre políticas públicas necessárias para garantir a segunrança das crianças. 



Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg