Comemorado anualmente em homenagem às crianças, o dia 12 de outubro, em todo o Brasil, é reservado para eles. A data, além de ser a felicidade da moçada ao receber o tão esperado presente, é, também, uma comemoração aos direitos das crianças e adolescentes e busca conscientizar a população (os pais, em especial) referente aos cuidados necessários para com as crianças.
Tradicionalmente, no Brasil, a data é comemorada no mês de outubro. Porém, varia de acordo com a decisão do país. Em nações como Angola, Portugal e Moçambique, o dia adotado foi o 1 º de junho.
A proposta para a criação desta comemoração foi oficializada no dia 05 de outubro de 1924, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, através da aprovação do Decreto de Lei nº 4867, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.
A notoriedade da data, porém, foi conquistada em outra ocasião, a partir do ano de 1960. Aproveitando a oficialização deste dia, a Fábrica de Brinquedos Estrela, juntamente com a Johnson & Johnson, criou a Semana do Bebê Robusto”.
A partir deste período, o dia 12 de mês 10 passou a ser marcada pela compra de presentes para as crianças, o que acarretava na maior venda de brinquendos e na abertura de fábricas de produtos para o público infantil.
O dia coincide com o de Nossa Senhora Aparecida, que é feriado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado, em todo o mundo, no dia 20 de novembro, em homenagem à data de aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, no ano de 1959.
Em outros países
Nem todos os países se comportam como o Brasil nesta data.
Na África Central, por exemplo, o Dia das Crianças é comemorado no dia 25 de dezembro, isso mesmo, no mesmo dia em que é comemorado o Natal Cristão.
A junção destas duas datas busca transmitir felicitações e esperança às crianças de todo o mundo.
Na vizinha do Brasil, a Argentina, a data é comemorada no 2º domingo de agosto. Além da troca de presentes, são realizadas peças teatrais, exposições e outras atividades com o objetivo de entreter as crianças.
O Chile, por sua vez, não instituiu um feriado. Mas, sempre recorda dos direitos conquistados pela Declaração dos Direitos da Criança.
Na Índia, o dia escolhido foi o 14 de novembro, dia em que se comemorava o aniversário do primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru, famoso pelo seu amor para com as crianças.
Outro país que comemora as crianças é a Turquia, no dia 23 de abril, data do Dia da Soberania Nacional. A ocasião traz à tona o debate sobre políticas públicas necessárias para garantir a segunrança das crianças.