Jornal de Pomerode


A importância da atividade física

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens. Evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima, reduz o stress e contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 06 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física.

ad725c5a5be6c3e942f8b701af0712d6.jpeg Foto: Divulgação

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens. Evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima, reduz o stress e contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 06 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física. A data foi criada para a prevenção do sedentarismo, e a instituição aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população.

Em Pomerode, como não poderia deixar de ser, uma grande parcela da população pratica este tipo de exercício, seja no seu cotidiano ou buscando a ajuda de profissionais. Uma destas profissionais é Ângela Ewald, que é formada desde 2012. A professora conta que a educação física surgiu em sua vida através de Roseli Weege, quando ambas trabalhavam juntas na Prefeitura de Pomerode, no setor de Turismo. “Na época, ela procurava uma professora estagiária que começasse a trabalhar a parte física com os idosos. Foi, então, que eu entrei na faculdade e logo fui chamada para trabalhar com a terceira idade”, ressalta.
No início, Ângela conta que esta mudança foi meio complicada, pelo fato de nunca ter trabalhado, mas que as dificuldades iniciais se transformaram em gratidão. “No primeiro momento, não sabia como agir, como trabalhar. Até cheguei a pensar que não conseguiria. Só que, através deles, surgiu minha paixão pela Educação Física e passar esses conhecimentos a outras pessoas é muito gratificante. Já faz mais de oito anos que saí da Prefeitura, mas ainda encontro os idosos e eles me veem como eterna professora deles. Isso me faz ser uma profissional realizada”. 

Quanto à atividade física, a profissional destaca a importância dos exercícios na vida das pessoas, pois são um poderoso remédio, melhorando a qualidade de vida, diminuindo o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório e, consequentemente, minimizando a pressão arterial. “Exercitar o corpo também favorece aspectos emocionais, trazendo bem-estar, melhora da autoestima e aumento de energia para outras atividades. Na questão estética, o fator principal é que, com a queima das calorias, o praticante pode perder peso - se combinado a uma alimentação saudável - e modelar sua musculatura, já que a massa corporal magra toma forma”, enfatiza.

Há melhorias, também, no ponto de vista da mobilidade, pois a prática constante da atividade física melhora a flexibilidade, a postura e a resistência muscular, algo importante para as demais tarefas do cotidiano. E o mais importante: procurar um profissional capacitado potencializa esses benefícios e minimiza as ocorrências de lesões e outras contraindicações. “Pratique exercícios. Seu corpo e sua mente agradecem”, finaliza Ângela.



Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg