Jornal de Pomerode
Versão impressa


int(63588)

A história de um guerreiro

Rafael Lopes de Matos, jornalista e Segundo-Tenente da Marinha do Brasil, lança autobiografia contando sua história neste domingo, dia 10 de dezembro, na Confeitaria Torten Paradies, às 15h, com a presença de autoridades municipais, amigos e comunidade.

64ade554dbe88861ae068e5d60723bd7.jpg Foto: Tatiane Hansen/JP-Rafael Lopes de Matos contou sobre a trajetória na Marinha

No domingo, dia 10 de dezembro, foi realizado o lançamento do livro “Marinha: a saga de um guerreiro”, uma autobiografia do jornalista Rafael Lopes de Matos, conhecido como Rafa Matos, que serviu à Marinha do Brasil. 

A festa de lançamento foi na Confeitaria Torten Paradies, às 15h, e contou com a presença de autoridades municipais, amigos e comunidade, que vieram prestigiar a história do Segundo-Tenente da Marinha do Brasil. O livro-reportagem traz uma narrativa histórica desenvolvida desde a primeira infância de Matos, vivida no interior de São Paulo, e contando toda a trajetória acadêmica e na Marinha do Brasil.

“Dediquei boa parte da minha vida à Marinha do Brasil, doando-me intensamente ao serviço da Pátria e tendo uma trajetória de muita luta e dedicação”, relata Matos.

Nascido na localidade de Maracajá, no município de Canindé, no Ceará, em 1949, é filho de Adolfo Lopes de Matos e Raimunda Amélia de Matos e é o sétimo filho dos nove que sobreviveram na família. Porém, ainda recém-nascido, foi adotado pelo tio, Domingos Lopes de Matos e foi criado por ele em Mirante do Paranapanema, São Paulo, onde morou até 1966, quando se mudou para Presidente Prudente. Em Pomerode, o autor reside há 25 anos. 

Matos é graduado em matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, 1973; e em Jornalismo pelo Ibes/Sociesc, de Blumenau, em 2013. O autor é, também, pós-graduado em Administração Púbica pelo INPG, de São Paulo; e em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Paraná. Também é radialista, no setor de locução, pelo Núcleo Cultural Lapa Scipião do Senac São Paulo, concluído em 2007.

Foi aprovado no concurso público de 1973 e habilitado no curso de formação de oficiais realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro, foi nomeado Segundo-Tenente da Marinha do Brasil, em setembro de 1974. Realizou o curso de Aperfeiçoamento de Administração de Pessoas e de Transportes para Oficiais, em 1983, o Curso Básico de Guerra Naval, da Escola de Guerra Naval, em 1988, e o Curso Superior de Guerra Naval (com equivalência de mestrado), da Escola de Guerra Naval, em 1995.

Dados do livro: 

Capa e contracapa - com fotos do autor que remetem ao compromisso institucional com a Marinha no contexto nacional: a defesa da pátria.

Miolo - 156 páginas

Prólogo - Jornalista Fabrício Wolff

Apresentação - Professora Dra. Deodete Packer Vieira

Orelhas - Capitão-de-Mar-e-Guerra Ref: Alberto Bento Alves

Revisão Ortográfica - Professora MS Luciana Debatin

Diagramação Eletrônica - Publicitário Gilberto da Silva Santos

Impressão Gráfica - Impressora Mayer Ltda.

ISBN (International Standart Book Number) - 978-85-923423-0-2

Valor do exemplar - R$ 40,00

 

 

 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Tatiane Hansen/JP Tatiane Hansen/JP









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg