Jornal de Pomerode

Edição Impressa



À espera das novas creches

Obras do novo CEI no Ribeirão Areia e da ampliação do CEIM Waltrudt Siewert ainda não foram concluídas, mas segundo a Secretaria de Educação, obras estão em andamento

ba8518b54cba317e65154dd768c74e9a.jpg Foto: Raphael Carrasco/JP

Dezembro de 2016. Este foi o prazo estipulado, inicialmente, para a conclusão da obra do novo Centro de Educação Infantil no Ribeirão Areia, localizado na Rua Frederico Blank, próximo à Unidade de Saúde, segundo a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, em entrevista ao Jornal de Pomerode, em maio de 2017. A obra havia sido iniciada no mês de junho de 2016.

O valor total da obra do novo CEI é de R$ 1.047.183,16, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal (FNDE), através do Programa Pró-Infância do Ministério da Educação. 

De acordo com a Secretaria de Planejamento, a obra teve apenas uma paralisação, em fevereiro de 2018, que foi causada pelo vencimento do prazo contratual e pela incapacidade da empresa de dar continuidade à obra. A pasta também informou que foi convocada a 2ª colocada na licitação e firmado um novo contrato.
A empresa PRK Engenharia e Construções Ltda. está executando a obra, prevista para ser concluída até o dia 01 de dezembro de 2018, ou seja, dois anos depois do prazo inicial, exceto, se houver atrasos no repasse dos recursos oriundos do FNDE. 

De acordo com o secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Buerger, que visitou as obras do CEI, o ritmo dos trabalhos está acelerado. “Visitei a obra e o que vi foram muitos trabalhadores dando continuidade aos trabalhos, de forma intensa. Inclusive, acredito que consigamos cumprir o prazo e entregar a creche no final deste ano”, explica.

Quando a obra for concluída, devem ser disponibilizadas 188 vagas no CEI, nos turnos matutino e vespertino, ou para 94 crianças em período integral. A estrutura deve ter seis salas para atendimento às crianças, cozinha, refeitório, área coberta, solário, depósitos, sala de professores, diretoria, banheiros, parquinho, jardim e horta, num terreno de, aproximadamente, 3.000 metros, adquiridos com recursos próprios.

Problema semelhante em Testo Central 

No sul da cidade, está em execução outra obra importante para a comunidade. A ampliação da creche Waltrudt Siewert. Esta foi iniciada no dia 29 de junho de 2016 e esteve em andamento até o dia 23 de julho de 2018, quando houve a paralisação.

Também de acordo com o que informou a Secretaria de Planejamento do município, a paralisação nesta obra foi causada por três motivos: o vencimento do prazo contratual, a incapacidade da empresa de dar continuidade à obra e o atraso de repasses de recursos vindos do FNDE. O total de verba aplicada chega aos R$ 1.626.494,60.

Fomos informados, ainda, que a Procuradoria-Geral está procedendo com a rescisão contratual da empresa. Em seguida, será convocada a 2ª colocada da licitação, e as sucessivas, se necessário, e firmado um novo contrato administrativo. 

Este novo contrato estabelecerá o prazo de conclusão da obra, sendo 180 dias consecutivos após a assinatura do mesmo, ou seja, mais cerca de seis meses, até que ela esteja finalizada.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg