Domingo, 22 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 19Cº / Min 11°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

36ª Festa Pomerana chega ao fim com comemoração especial

Mais de 78 mil pessoas passaram pela cidade mais alemã do Brasil

77c6a034c8b4a86f0f4bae3e6dc27ba6.jpg Foto: Daniel Zimmermann

Foram 13 dias de alegria, diversão e muita cultura. A 36ª Festa Pomerana terminou nesta segunda-feira, 21, data em que Pomerode comemorou 60 anos de emancipação político-administrativa. A entrada no último dia de festa foi de graça e, após o último desfile, o público acompanhou o tradicional show de fogos pelo aniversário do município. De 09 a 21 de janeiro, mais de 78 mil visitantes passaram pelo parque de eventos municipal e consumiram 131.985 copos de chope.

Para Ivone Lemke, diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode, o saldo da festa foi positivo. “Tivemos um período de intenso calor ao longo dos 13 dias de evento, mas, ainda assim, o público compareceu e tivemos uma festa muito bonita e tranquila, que se encerrou com grande programação pensada para prestigiar o pomerodense. Fica a alegria e a satisfação da realização de mais uma edição desta festa que encanta e envolve a todos que amam as manifestações culturais da cidade de Pomerode”, coloca.

Competições típicas - As famosas competições típicas da Festa Pomerana mais uma vez aguçaram o espírito competitivo e de brincadeira dos visitantes. Por fim, na tradicional prova do serrador, sagrou-se grande vencedora a dupla Charles Teske e Leonardo Teske, de Pomerode, com tempo de 14’33’’, no masculino; e Marcia Voigt e Mariana Gaulke, também de Pomerode, com tempo de 28’87’’, no feminino. No Lenhador, Horst Teske, de Pomerode, renovou o título de campeão absoluto da categoria, completando a tarefa em 1min01’96’’. No chope em metro, Tatiane Choinacki, de Blumenau, levou o troféu no feminino, com tempo de 17’87’’; enquanto Eduardo Behling, de Pomerode, venceu no masculino com 19’87’’. Por fim, na competição do Alles Wurst - É tudo linguiça, venceu Almir Rahn, no masculino, com tempo de 27’76’’; e Marlene Alves, no feminino, com tempo de 39’53’’.

Novidades para todos os gostos 

Junto à celebração da cultura brasileira de origem alemã, por meio da dança, música, competições e farta gastronomia, a 36ª edição trouxe novidades. Foram servidas variedades de chope artesanal de quatro cervejarias regionais e mais de 20 pontos de alimentação estiveram à disposição do público. Inclusive, houve espaço com oferta de cardápio inclusivo para pessoas com dietas restritivas, com pratos típicos sem glúten e sem lactose, além de ambiente especial com drinks festivos para agradar ao público que não toma chope. As tradicionais cucas assadas no forno à lenha continuaram a fazer sucesso: foram vendidas 2.960 unidades durante os 13 dias de festa.

A 36ª Festa Pomerana é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode e Prefeitura Municipal, com apoio de Associação Empresarial de Pomerode, CDL Pomerode e patrocínio de Olho Embutidos e Defumados, Nugali Chocolates, Kyly, Calesita e Cielo.



Localização:

Pavilhão de Eventos de Pomerode

Veja também: