Jornal de Pomerode

Edição Impressa



18º Stammtisch acontece neste sábado

Evento será realizado, pela primeira vez, no Pavilhão de Eventos. As inscrições de grupos para participar do evento foram encerradas no dia 08 de fevereiro, mas a entrada para o evento é gratuita. O evento, como é realizado no Brasil, não existe em nenhum outro país

0aa47f5db1bb47e3d69081967c9158c7.jpg Foto: Arquivo JP

Neste sábado, 16 de fevereiro, o Pavilhão de Eventos receberá um dos eventos mais tradicionais da cultura germânica. A 18ª edição do Stammtisch terá início a partir das 9h e seguirá até as 17h, reunindo 50 grupos para um dia de diversão, com comida e bebida de qualidade.

Em 2019, optou-se por realizar o evento no Pavilhão, diferentemente do que acontecia em edições anteriores. Esta mudança, segundo a organização, se deu após solicitações de entidades de proteção à criança e ao adolescente, já que o evento é indicado a maiores de 18 anos, além do fato de o Pavilhão de Eventos oferecer uma infraestrutura melhor para a realização do evento.

As inscrições de grupos para participar do evento foram encerradas no dia 08 de fevereiro, mas a entrada para o evento é gratuita.

Sobre a tradição 

Na cultura da Alemanha e Áustria, o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.

O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm, que em português significa tronco e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, “mesa de tronco”.

O evento, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Deixando de lado o nome original germânico “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, passou a se chamar apenas de Stammtisch (ou Encontro de Stammtische) e passou a ser considerado uma “celebração à amizade”.
No ano passado, o Stammtisch reuniu cerca de 60 grupos, ainda na praça Jorge Lacerda e foi sinônimo de alegria. 

A tradição da celebração do Stammtisch começou no ano de 2002 em Pomerode e, a cada ano, vem reunindo mais e mais grupos interessados em ter um dia de cultura e diversão. Antes disso, os grupos existentes na cidade participavam da celebração na cidade de Blumenau, onde o evento é realizado na Rua XV de Novembro.



Localização:

Pavilhão de Eventos de Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg