Jornal de Pomerode - 14-festival-gastronomico-de-pomerode-tem-balanco-positivo-66041 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



14º Festival Gastronômico de Pomerode tem balanço positivo

Segundo a organização do evento, o ticket médio e o tempo de permanência do público aumentaram em relação aos anos anteriores

332555138e97468040e86c711aff4f4d.jpg Foto: Daniel Zimmermann

Durante os 12 dias de programação, entre 04 e 15 de julho, o 14º Festival Gastronômico de Pomerode atraiu cerca de 37 mil visitantes para o município, número maior do que a quantidade de habitantes da cidade mais alemã do Brasil, que é de 32 mil, segundo o IBGE de 2017. A edição realizada nesse ano, teve como tema “Os Sabores da Nova Cozinha Alemã” e ofereceu os visitantes um cardápio especial, com mais de 80 pratos, produzidos pelos 12 restaurantes participantes do evento. 

Segundo a Associação Visite Pomerode (Avip), responsável pela organização do festival, nesta edição, o ticket médio aumentou 20%, considerando a maior venda nos “pratos estrelas”, criados especialmente para esta edição, o que se acredita, também, ter ocorrido pelo maior tempo de permanência dos visitantes. 

A presidente da Avip, Gicele Lanser Correa, afirma que durante os dias do Festival Gastronômico de Pomerode, pode-se ver um público satisfeito com o cardápio e as programações que foram planejadas para o entretenimento de todos, desde oficinas de culinárias gratuitas, espaço de artesanato, brinquedoteca Calesita e apresentações culturais. 

Além disso, como um dos atrativos, em todos os dias do evento, às 19h e às 21h, chef’s profissionais estiveram presentes, ministrando oficinas culinárias para o público. Os pratos produzidos puderam ser degustados pelos espectadores, além de terem a oportunidade de aprender receitas exclusivas que foram criadas para o evento. A vencedora da 4ª edição do MasterChef, a catarinense Michele Crispim, foi a principal atração, no dia 07 de julho. Michele escolheu o prato Filé Mignon suíno com crosta de especiarias alemãs, geleia agridoce de maçã e purê de batatas com raiz forte, para protagonizar os sabores de sua participação. 

Segundo a Associação Empresarial de Pomerode  (Acip) e o Conselho Municipal de Turismo, a movimentação econômica foi de cerca de cinco milhões de reais. Porém, os impactos positivos são maiores do que isso, pois o grande ganho está em apresentar a cultura pomerodense ao público e estimular o crescimento da indústria local. “Para um período atribulado como o atual, os resultados do 14º Festival Gastronômico de Pomerode são considerados um verdadeiro sucesso”, finaliza Gicele. 

Temática moderna 

O tema do evento desafiou os restaurantes a criarem receitas repaginadas, unindo ingredientes tradicionais da cultura alemã a receitas mais modernas. Para isso, através do projeto Pomerode Experience, do Sebrae/SC, os chef’s dos restaurantes participantes do festival passaram por uma capacitação, ministrada pelo Chef Rodrigo Martins, consultor de vários restaurantes renomados do Brasil.

A capacitação foi formada por três encontros, nos quais, Martins deu dicas sobre como aproveitar os ingredientes da melhor forma, criando combinações harmoniosas e pratos bem apresentados.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Daniel Zimmermann
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg