Jornal de Pomerode


1ª Semana do Conhecimento - Educação transforma

De 18 a 21 de setembro, aconteceu a I Semana do Conhecimento em Pomerode, com o tema Educação Transforma. Este evento surgiu do anseio da ANDRITZ de promover o diálogo entre jovens, setor público e privado.

42799fc040c0224cb4a71feddabce6dc.jpg Foto: Divulgação-O número de participantes superou as expectativas. Nos três dias de atividades à noite, mais de mil pessoas passaram pelo Teatro Municipal.

De 18 a 21 de setembro, aconteceu a I Semana do Conhecimento em Pomerode, com o tema #EducaçãoTransforma.

Este evento surgiu do anseio da ANDRITZ de promover o diálogo entre jovens, setor público e privado, e da parceria da Prefeitura Municipal em executar o projeto, que está alinhado com trabalhos já iniciados pela Secretaria da Educação, especialmente no âmbito do empreendedorismo. Hoje, a Secretaria é de Educação e Formação Empreendedora.

As atividades ocorreram no Teatro Municipal com o objetivo de promover ambientes de reflexão e diálogo, a fim de desenvolver e inspirar pessoas para o engajamento com temas de educação para que atuem como multiplicadoras, transformando desafios em soluções sustentáveis.

"O jovem só poderá tomar decisões para a vida a partir do conhecimento. A educação é um processo de humanização e transformação". Neuzi Schotten, Secretária de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode. 

Dia 18/09: 

Educação para a Sustentabilidade

Na primeira noite, o Prof. Luiz Marins palestrou sobre Educação para a Sustentabilidade, destacando o papel do jovem na sociedade e a educação como ferramenta que o inspire a sonhar, realizar e prosperar de forma sustentável, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e ambientalmente equilibrado.

"Despertar o interesse nos jovens é o que buscamos, para que eles tenham conhecimento e vontade de aprender e empreender". Anderson Constante, Diretor geral da ANDRITZ. 

Dia 19/09: 

Economia colaborativa

Lorrana Scarpioni, CEO da empresa Bliive, abordou o tema economia colaborativa em formato de mesa redonda, que contou com a participação do Sr. Ércio Kriek, Prefeito de Pomerode, de Anderson Constante, Diretor Geral da Andritz, e de Henrique Bertoldi, aluno do Ensino Médio do Colégio Doutor Blumenau.

Para o diretor da ANDRITZ, Anderson Constante, a educação é a base para o desenvolvimento. “Acreditamos que, de fato, a educação transforma. Sendo assim, em conjunto com os mentores do projeto, pensamos em promover uma semana de trocas de experiências, ideias e conhecimento, aliada a debates para aproximar os interesses das empresas, empreendimentos, escolas e iniciativas que existem relacionadas a este tema para que possamos criar oportunidades aos jovens de Pomerode. Despertar o interesse nos jovens é o que buscamos, para que eles tenham conhecimento e vontade de aprender e empreender”, comenta.

"Gostei muito de tudo, tanto dos conhecimentos adquiridos quanto de conhecer pessoas novas. Gostaria que tivéssemos mais tempo ou mais encontros". Nicole de Souza, aluna da E.B.M Profª Noemi V. C. Schroeder

Dia 20/09: 

Empreendedorismo – quando sonho se torna realidade 

No terceiro dia de evento, a mesa redonda conduzida por Luiz Gonzaga Foureaux, Diretor de Mercado da Uniasselvi, promoveu um diálogo sobre a importância de acreditar em nossos sonhos e ter a coragem para fazer escolhas. O Presidente da Cativa, Gilmar Sprung, e a proprietária da Torten Paradies, Marlene Volkmann, falaram de sua trajetória empreendedora que começou muito cedo e hoje é de sucesso. Os jovens foram representados pela aluna Aline Duwe, da Escola José Bonifácio, que trouxe sua visão sobre o empreendedorismo. A Secretária de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Neuzi Schotten, ressalta a importância de instigar os jovens ao empreendedorismo e mercado de trabalho. “Abraçamos essa causa e entendemos que os jovens pomerodenses, durante a Semana, puderam ter acesso a conhecimentos para ajudar a decidir sobre o futuro, a vida profissional e pessoal. Os conteúdos, as palestras e mesas redondas são momentos únicos de conversa entre a iniciativa privada e os estudantes. O jovem só poderá tomar decisões para a vida a partir do conhecimento. A educação é um processo de humanização e transformação”. 

"O diálogo entre empresas e jovens foi um dos grandes objetivos da Semana do Conhecimento. Os workshops trouxeram embasamento teórico e ferramentas para os alunos desenvolverem o autoconhecimento e o pensamento crítico". Elize Groh, responsável pelas atividades de Sustentabilidade da ANDRITZ

Workshops e Visitas Técnicas

Para 80 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, as atividades foram ainda mais intensas. Nos dias 20 e 21, participaram de workshops sobre autoconhecimento e era digital, que promoveu dinâmicas, interação e trabalho em equipe.

Para Nicole de Souza, aluna da E.B.M Profª Noemi V. C. Schroeder, o tempo foi curto: “Gostei muito de tudo, tanto dos conhecimentos adquiridos quanto de conhecer pessoas novas. Gostaria que tivéssemos mais tempo ou mais encontros”.

No dia 21, quinta-feira, o trabalho dos grupos foi encerrado com visitas às empresas ANDRITZ, Bosch, Cativa e Torten Paradies.

Segundo Elize Groh, integrante da equipe de organização do evento e responsável pelas atividades de Sustentabilidade da ANDRITZ, “O diálogo entre empresas e jovens foi um dos grandes objetivos da Semana do Conhecimento. Os workshops trouxeram embasamento teórico e ferramentas para os alunos desenvolverem o autoconhecimento e o pensamento crítico. A visita às empresas complementou de forma muito positiva, pois os aproximou, na prática, do mundo corporativo, gerando ainda mais curiosidade e entusiasmo para que busquem a realização de seus sonhos”.

As empresas realizaram uma apresentação institucional, falaram sobre carreiras e oportunidades e mostraram sua área operacional.

A iniciativa privada reforça seu compromisso com a educação: “Promover a educação voltada para o diálogo e a troca de ideias é o caminho para resgatar valores e construir conhecimento de forma sustentável, que reflita em ações que nos ajudem a construir um mundo melhor começando hoje, em nossa comunidade”, finaliza Elize. 

"Que sirva de exemplo para todos nós pomerodenses, que é preciso união para que possamos ter um lugar melhor para viver. Com certeza, a primeira edição da semana foi um sucesso e outras virão".Ércio Kriek, Prefeito de Pomerode

"Parabenizo a iniciativa, a qual foi de grande aprendizado, com ótimas palestras, proporcionando o aprimoramento nos conhecimentos e a visitação à empresas locais. Concluo que foram visíveis e notórias as diversas oportunidades existentes para poder “empreender” na nossa cidade de  Pomerode". Marlene Volkmann, Torten Paradies

"Acreditamos que é através do desenvolvimento dos nossos jovens que teremos comunidades, pessoas e empresas melhores. Aos jovens, uma oportunidade única para conhecer e se preparar para a carreira profissional, bem como para a vida". Bárbara Alves de Morais, Cativa




 



Veja também:
Galeria de fotos: 12 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg