Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Coluna do Mani - 24/11

Em busca de mais um recorde para a Osterfest

Uma obra de arte gigante pode colocar as tradições de Pomerode no livro dos recordes, pela segunda vez. Concorrendo na categoria maior ovo de Páscoa decorado do mundo, uma estrutura de 15 metros de altura e nove metros de diâmetro terá suas medidas registradas e avaliadas pelo Guinness World Records. A peça, uma das atrações da 11ª Osterfest, será pintada com os traços da artista plástica Silvana Pujol, que desenvolveu desenhos exclusivos para o projeto.

A cidade conquistou, em 2017, o título de maior Osterbaum do mundo. Uma árvore com mais de 82 mil casquinhas montada por 20 pessoas consta no Guinness World Records. 

 O recorde atual pertence à cidade de Alcochete, em Portugal, com um ovo de 14,79 metros de altura e 8,40 metros de diâmetro, pintado em 2008.   

A 11ª Osterfest acontece de 21 de março a 21 de abril no Centro Cultural de Pomerode. Além da Osterbaum, oficinas de pintura, brincadeiras típicas e outras atividades para crianças e adultos fazem parte da programação.

(Foto: Melz Assessoria)

Pomerode sempre bem representada

O resultado da Obmep 2018 já foi divulgado pelo Ministério da Educação e, mais uma vez, nossa cidade foi destaque, conquistando medalhas de bronze, prata e ouro. Cinco estudantes da rede municipal de ensino receberão suas medalhas e todo o reconhecimento pela conquista, bem como seus professores. 

João Pedro Tambosi (Amadeu da Luz) e Roger Henrique Maldaner (Olavo Bilac) conquistaram ouro. Luiza Herbstrith Bica (Noemi Schroeder) foi prata, enquanto Érica Pauline Radtke (Amadeu da Luz) e Kaio Haruta (Olavo Bilac) conquistaram bronze. Parabéns aos meninos e meninas!

Porém, independentemente do resultado, sabemos da dedicação de todos os estudantes de nossa cidade e, a cada um de vocês, desejo que, ano após ano, seu conhecimento seja ampliado e a vontade de estudar uma crescente. Afinal, sem educação, nada somos! Lembrem-se sempre disso, conhecimento não se perde e ninguém nos tira. Sucesso a todos, vocês são, de fato, nosso futuro. 

A matéria completa você confere em nossa próxima edição. Acompanhe.

Campanha Dezembro Laranja

Dezembro está quase chegando e, sendo assim, como ignorar uma doença que afeta 176 mil novas pessoas a cada ano, no país, e cuja principal causa é a exposição inadequada à luz solar? Pois ainda há muita gente que faça vistas grossas ao câncer de pele, principal causa de neoplasia maligna entre os brasileiros, abrangendo 30% dos casos (fonte: Instituto Nacional de Câncer). E é por isso que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem finalizando os preparativos para mais uma edição da campanha Dezembro Laranja.

Promovida desde 2014, a mobilização tem como meta conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a pele, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce, considerado fundamental para evitar mutilações ou danos maiores.

Sob o mote “Se exponha, mas não se queime”, a campanha tem como tem foco principal os trabalhadores que desempenham suas atividades expostos ao sol. No entanto, é válido para toda a população. Com saúde não se brinca, prevenir é sempre a melhor escolha!

Conquista da Nugali

Em breve, a Nugali irá lançar uma websérie em suas redes sociais, como dito na edição anterior. 

Todo o conteúdo será voltado à produção do chocolate da marca, em três episódios, sendo um produzido na Bahia, no Pará e, também, em nossa cidade. 
Para os interessados em acompanhar o processo de produção, a websérie mostrará desde a plantação do cacau até o chocolate que chega às lojas e à sua casa. 
E, além de tudo isso, também, o impacto, de maneira geral, da contribuição desta tão importante marca para nossa cidade. 

Este colunista quer parabenizar a Nugali e toda a equipe por esta iniciativa. 

Especial 2008

O mês de novembro de 2008 foi marcante para a nossa região, devido a todas as catástrofes acontecidas em decorrência das fortes chuvas. 

Pensando nisso, em relembrar todo o ocorrido, além de ressaltar o aprendizado e força do nosso povo em ajudar ao próximo e se reerguer, o Jornal de Pomerode está fazendo matérias especiais alusivas aos 10 anos destas tragédias. 

Nas páginas desta edição e da passada, o “Especial 2008” fala com pessoas atingidas e, também, com os envolvidos na prestação de socorro. 

Que nesta época, e todos os dias, possamos reflitir a respeito da união que devemos ter para progredir e recomeçar. 

Voltou atrás 

Na coluna da edição passada, trouxe à tona um assunto que, além de desagradar a mim, acredito que tenha gerado indignação em demais catarinenses e brasileiros. Porém, venho, neste tópico, prestar um último esclarecimento. 

O Senador Dalírio Beber  voltou atrás e apresentou um requerimento na última terça-feira, dia 20, para a retirada definitiva do projeto de lei de sua autoria, que enfraquecia o impacto da Lei da Ficha Limpa. “Não há como negar que o espaço deixado pelos legisladores, gerou insegurança jurídica. Tanto que, o Judiciário foi instado a intervir, novamente, na interpretação da aplicação de uma lei”, afirmou.

O projeto, apresentado em outubro de 2017, gerou intensas críticas. 

Beber, filiado ao PSDB, foi eleito leito o primeiro suplente do senador Luiz Henrique da Silveira, na coligação que elegeu Raimundo Colombo, na época, governador.



Publicado em 23/11/2018 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png

Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos:







Autor deste artigo

Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg