Jornal de Pomerode


Coluna do Mani

Fim do mundo

A lista de Facchin sobre as delações da operação Lava Jato atingiram em cheio o cenário político catarinense. Agentes políticos do Vale do Itajaí, supreendentemente, foram citados nesta lista e serão investigados. Torcemos que essas investigações andem rápido para que se revele a verdade sobre a questão.

Entre os melhores

Foi lançado um site sobre o índice de Governança Municipal, que mede a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o país. Conforme pesquisa realizada por esta Instituição, Pomerode ocupa o 40º lugar, estando à frente de nada menos que 5.530 cidades de todo o Brasil. Conforme informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui, atualmente, 5.570 municípios. Isto é resultado de economia, de eficiência e da ética político-administrativa no executivo e no legislativo pomerodense. A Câmara de Vereadores de Pomerode, presidida por Rafael Pfuetzenreiter, vem buscando formas de continuar esta eficiência e respeito com o dinheiro público. 

Bons pagadores

A inadimplência do consumidor atingiu queda de 4,4% no acumulado no ano de 2017, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017, frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,6%. Na avaliação mensal, utilizando dados dessazonalizados, a inadimplência caiu 1,4%. Já quando comparado o resultado de março contra o mesmo mês de 2016, houve diminuição de 3,5%.

Investimentos

“Cada real investido em programas de defesa gera multiplicador de 9,8 em valor do Produto Interno Bruto (PIB). O investimento em defesa é altamente lucrativo e dá retorno”, disse o coronel Juarez Aparecido de Paula Cunha, chefe do departamento de ciência e tecnologia do Exército brasileiro, durante seminário que debate as oportunidades para a indústria, a defesa e academia. À plateia de cerca de 200 participantes, de diversos estados brasileiros, ele informou que nos últimos anos, cada real investido em sistemas de defesa gerou cerca de 10 vezes esse valor em divisas de exportação, e citou como exemplo a Embraer. 

Realizada primeira Sessão Mirim do ano e eleita Mesa Diretora

A Câmara Mirim de Pomerode realizou nesta quarta-feira, dia 12, a sua primeira Sessão Mirim e a eleição dos novos integrantes da Mesa Diretora, com mandato até 31 de julho deste ano. Durante a primeira Sessão, também foram aprovados dois requerimentos Mirins por unanimidade e realizados os pronunciamentos dos parlamentares. Parabéns e desejo sucesso aos Mirins nesta nova empreitada. 

( Fotos: Divulgação )

1ª MESA DIRETORA MIRIM :

Presidente: Júlia Kauanne Findeis, da Escola Básica Municipal Olavo Bilac;

Vice-Presidente: Luisa da Silva Souza, da Escola Básica Municipal Duque de Caxias;

1ª Secretário: Thiago Hutter Miguel, da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz;

2º Secretário: Gabriel Danker, da Escola Básica Municipal Hermann Guenther.

Páscoa cara? 

Você acha que os ovos de Páscoa são caros? O principal vilão nestes preços são os impostos. Para se ter uma ideia, a carga tributária no produto representa 41,31% do preço final; nos coelhos de pelúcia (37,25%) e nas caixas de bombom (36,89%).

Repasse à ABVESC

O governador Raimundo Colombo repassou na manhã de terça-feira, 11 de abril, em Joinville, R$ 4,5 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc). Os recursos do governo estadual são destinados à manutenção e compra de equipamentos. O ato foi realizado no novo quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, com a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro; da Comunicação, João Evaristo Debiasi; e da Agência Regional de Joinville, Simone Schramm.

A entidade engloba 31 corporações de Santa Catarina, e cada município recebe valor proporcional à população. Os Bombeiros Voluntários são sociedades civis autônomas, de direito privado, com certificado de entidade filantrópica, que sobrevivem de contribuições e doações da comunidade em geral e pessoas jurídicas. Conquistaram institucionalmente o direito de receber, sistematicamente, uma subvenção financeira do Governo Estadual desde 1991.    

A  Abvesc foi fundada em 1994, quando existiam apenas 11 corporações voluntárias no Estado, atuando com integrantes civis, com qualificação e treinamento para poder prestar o serviço. Atualmente, são 3,7 mil pessoas que prestam serviço, sob regime de voluntariado, para a execução de serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, prestação de socorros em caso de emergências, desabamentos, inundações, catástrofes e calamidades públicas.



Publicado em 19/04/2017 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo

Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg