Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Coluna do Mani - 20/02

Enorme perda para o ninho tucano

Depois de uma eleição a Governo do Estado, quando compôs a majoritária com o MDB – em uma campanha, no mínimo, desastrosa e frustrante – Napoleão Bernardes, um dos nomes mais cotados para ser governante de nosso estado, está deixando as fileiras tucanas para, quem sabe, se aninhar em outro partido, ainda desconhecido.

Sem sombra de dúvidas, existe um grande potencial na pessoa de Bernardes. E, em breve, deveremos ter notícias sobre o destino político do ex-prefeito de Blumenau, que, com certeza, carregará consigo outros grandes e importantes nomes da política tucana catarinense.

No momento, devemos aguardar qual será a próxima decisão! 

(Foto: Divulgação)

Prefeiturável

É dada como certa a candidatura do empresário Frank Volkmann como Prefeito de Pomerode, nas eleições 2020, pelo NOVO. O nome criou força dentro do partido, que engloba uma nova forma de pensamento político, surgindo de um consenso entre a Executiva, já sendo, inclusive, aceita por Volkmann. Seu principal cabo eleitoral, o Deputado Federal Gilson Marques, afirma e aposta que o próximo prefeito de Pomerode será do seu partido.

A vaga de vice ainda é uma incógnita, mas, se olharmos atentamente, as cores alaranjadas já fazem parte de um conhecido ex-tucano. 

Auxílio transporte para estudantes

Começaram no último sábado, dia 16, as inscrições para o recebimento do auxílio transporte para os estudantes universitários de Pomerode, referente ao primeiro semestre de 2019. A Associação dos Estudantes Universitários de Pomerode (Asseup), nas próximas semanas, estará realizando as inscrições, que seguem nos dias 19 e 23 de fevereiro, no Auditório da Prefeitura.

As inscrições que forem homologadas pela Asseup estarão disponíveis no site da instituição, a partir do dia 25 de fevereiro. No dia 28, será divulgada a lista final com os estudantes que terão o auxílio transporte no 1º semestre.

Em alerta!

Nossa região, no último fim de semana, registrou uma grande quantidade de chuvas, que ocasionaram muitas tragédias, como ruas alagadas, deslizamentos, inundações e quedas de árvores. 

Vários municípios, como Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Penha, Porto Belo, Navegantes e Balneário Piçarras, decretaram situação de emergência no âmbito municipal.

De acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil, os municípios mais afetados foram Guaramirim, Joinville, Porto Belo, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Penha, Araquari, Barra Velha, Grão Pará, Balneário Piçarras, Armazém, Florianópolis e São José.

Segundo o Governo de Santa Catarina, ao todo, são 97 pessoas desabrigadas e 62 famílias desalojadas.

A Epagri/Ciram indica, em suas previsões, a continuidade das chuvas, ao decorrer da semana. 

Um grande recomeço

Um dos três sobreviventes da tragédia que deixou 10 vítimas (inclusive, um garoto indaialense) no CT do Flamengo, voltou a andar nestes últimos dias, no Hospital Municipal Pedro II, onde está internado. 

Jhonata Ventura foi o que teve ferimentos mais graves, com queimaduras em mais de 30% do corpo. 

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o garoto deu os novos primeiros passos durante sessões de fisioterapia e está apresentando uma boa evolução, com um quadro de saúde estável e respirando sem ajuda de aparelhos. Mesmo com o quadro progredindo, ainda faz uso de remédios, como antibióticos. 

Quanto aos ferimentos no corpo, a secretaria informou que ainda há lesões, mas, muitas delas já estão cicatrizadas. As partes mais afetadas foram o rosto e as costas. 
Os dois outros sobreviventes, Cauan e Francisco, que tiveram ferimentos leves, já receberam alta. 

Na última semana, a família de Bernardo Pisetta, de Indaial, via redes sociais, se manifestou agradecendo o carinho recebido de toda a população catarinense. 

Cuidado necessário no telefone

O golpe por telefone é um crime já bastante conhecido, nos últimos tempos. 

Mesmo com várias campanhas e alertas, muitas pessoas ainda caem nesta modalidade, afinal, quem está do outro lado da linha, realizando o crime, é bastante preparado. 

Após um caso semelhante ter acontecido em Pomerode, devemos reforçar ainda mais a atenção. Se receber alguma ligação dizendo ser um órgão, empresa, instituição etc., solicitando dinheiro, número do documento, dados da conta ou cartão de crédito, fique em alerta, ainda mais se a ligação for a cobrar ou em um horário inadequado. 

Da mesma forma, ao receber uma chamada de número desconhecido, não retorne, pois, se for alguma fraude, isso pode demonstrar sua vulnerabilidade. 

Muitos destes trotes envolvem o nome de parentes e pessoas próximas. Em situações como estas, é importante manter a calma antes de qualquer decisão e acionar a polícia.

Por fim, para evitar que tamanha falta de consideração ocorra, existem aplicativos gratuitos que bloqueam chamadas suspeitas automaticamente, como o “Bloqueador de chamada”, “Whocall” e “Whitepages”. Nestes, é possível, também, registrar denúncias para que outras pessoas não caiam, também.



Publicado em 20/02/2019 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png

Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos:







Autor deste artigo

Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg