Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Coluna do Mani - 12/05

Comitiva catarinense visita Ministro do Turismo

Na última terça-feira, 08 de maio, o Ministro de Turismo, Vinicius Lummertz, junto ao senador Dario Berger e deputado federal Mauro Mariani, recebeu, em seu gabinete em Brasília, uma comitiva de prefeitos e vereadores, além do secretário de Turismo de Santa Catarina, Tufi Michreff Neto. Na pauta, formas de atrair investimentos para melhorar a infraestrutura e criar novos atrativos turísticos ao nosso estado.

Sobre redução do ICMS

Na tarde de terça-feira, dia 08, na sessão ordinária, por 24 votos a 12, os deputados estaduais catarinenses rejeitaram a admissibilidade da Medida Provisória (MP) 220/2018, responsável pela redução da alíquota do ICMS para operações de comercialização, industrialização e prestação de serviços, de 17% para 12%. 
A decisão tomada pelo plenário faz com que a MP perca sua validade. 

Morte de policiais em SC

Nosso estado, segundo um levantamento feito pelo G1, teve um dos menores índices de policiais mortos no país. 
Ainda segundo o portal, no ano de 2017, somente dois desses profissionais morreram. 

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o dados são o reflexo dos investimentos no setor de inteligência 
das Polícias Cívil e Militar. 

Celulares bloqueados

A polêmica do bloqueio de celulares está de volta. 

No ano passado, esse mesmo assunto repercutiu no país todo, deixando vários usuários com medo de ter seu aparelho telefônico bloqueado. 

Devido a uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir do dia 09 deste mês, celulares irregulares, chamados também de “piratas”, que estão habilitados para uso desde 22 de fevereiro, serão bloqueados. 

A medida, de início, será somente para o Distrito Federal e Góias. 

Essa ação da Anatel tem como objetivo coibir o uso de telefones móveis que não possuem certificação, como por exemplo, IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. 

Os aparelhos irregulares devem receber uma mensagem de texto de sua operadora alertando a irregularidade e que deixará de funcionar. 

Como já mencionado, a medida começará no DF e Goiás, porém, como um teste, que avaliará o impacto real da medida. Após isso, outros estados também terão seus números confiscados. 

Fique atento! 

Feliz Dia das Mãe

A palavra Mãe é sinônimo de dedicação, amor e compaixão. 

Que, não apenas nesta data alusiva, mas em todos os dias, consciente de que sem elas nada disso seria possível, possamos presentear e estar com aquelas que nos deram a vida.

Feliz Dia das Mães a todas. 

Promovendo o bem estar de idosos 

A secretária de Estado de Assistência Social, Romanna Remor, assinou na última terça-feira, dia 08, a adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O principal objetivo do programa é levar qualidade de vida aos idosos, promovendo um envelhecimento saúdavel. 

“Precisamos dar mais atenção aos idosos, pois eles têm necessidades especiais e problemas de saúde urgentes a serem resolvidos”, afirmou a secretária Romanna. 
A estratégia é focada nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

Cuidando de quem, um dia, cuidou de nós! 

Nós, realmente, somos o trânsito

No mês amarelo, que busca conscientizar a população acerca de nossas ações no trânsito, foi divulgado, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número de internações e óbitos por acidentes de transporte terrestre em todo o estado, no ano de 2017. 

Segundo os dados, ocorreram 1.554 mortes em acidentes de trânsito.    

É necessário o fortalecimento desta campanha, para que, nós, como motoristas, possamos transitar com empatia, o que é fundamental para que esses números não se repitam. 

Transporte de animais silvestres

As regras para transporte de animais silvestres entre estados no Brasil, sofreu algumas alteraçõs nos últimos dias. 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) mudou estes termos. Agora, o transporte destes animais, sejam eles vivos ou abatidos, deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto, por meio do Sistema de Controle da Fauna Silvestre Brasileira (SISFauna). 

Vale ressaltar que o transporte de animais de estimação, como cães e gatos, não será afetado com a nova exigência. 

A regra foi publicada no Diário Oficial da União e substitui a de 1997, que exigia somente a apresentação de Nota Fiscal emitida pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Segundo o Ibama, notas falsas já foram utilizadas para regularizar os animais. 

Ao transportar o animal, deverá ser apresentado, além desses documentos solicitados, o Guia de Trânsito Animal, documento que comprova a regularidade sanitária do animal. 

De acordo com dados da ONG WWF, somos um dos países que mais exporta animais silvestres. Essa ação movimenta cerca de 1 bilhão de dólares anualmente, diz a ONG.













Publicado em 14/05/2018 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo

Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg