Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Coluna do Mani - 09/01

Presentes mais uma vez 

O ano começa com comemoração, mais uma vez. Chegamos à 36ª Festa Pomerana, com muita diversão, gastronomia e cultura, tradicionais de nossa cidade. 
E, como de praxe, estaremos presentes nos 13 dias de comemoração, em um ambiente especialmente preparado para receber você. 

Além de tirar uma foto bacana de recordação, você pode sair de lá com uma caneca oficial, para utilizar na festa e se divertir. 

Nesta edição, não deixe de nos visitar. Estou esperando você, viu! 

(Foto: Raphael Carrasco/JP)

Mudanças na lei de trânsito em 2019

Constantemente, as legislações que tratam sobre o trânsito passam por mudanças no Brasil e, para 2019, há algumas novidades em regras que atingem carros, motos, pedestres e ciclistas.

Uma das novidades, na realidade, já se estende por meses no país. As novas placas do padrão Mercosul deveriam ter sido implantadas em todo o Brasil no ano passado. Mas, depois de cinco adiamentos, a data estipulada para que os Detran’s dos estados e do Distrito Federal se adequem é dia 30 de junho de 2019.

A nova placa, porém, só precisará ser adotada para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, em casos de troca de município ou propriedade.

O mesmo aconteceu com a implantação do CRLVe, documento digital para veículos, que também passou de 2018 para 2019. Agora, os Detran’s têm até 30 de junho para disponibilizar o serviço, deixando para o motorista decidir se irá utilizá-lo ou não.

Outra importante mudança diz respeito a pedestres e ciclistas. Prevista para começar em 2018, a multa para ciclistas e pedestres que andarem fora das áreas determinadas foi adiada para 01 de março de 2019. De acordo com as novas normas, se flagrado, o pedestre poderá pagar multa de R$ 44,19 e o ciclista, de R$ 130,16.

Motociclistas também precisam ficar atentos em 2019, porque desde o dia 01 de janeiro, as marcas de motos são obrigadas a incluir freio ABS ou CBS em 100% do total de novos veículos fabricados ou importados para o Brasil.

Também têm prazos em 2019 a mudança na inspeção veicular e a CNH com chip. Até o fim de 2019, a inspeção veicular obrigatória será suspensa. Já o novo modelo de carteira de habilitação deveria começar a ser emitido em 01 de janeiro, mas ficou apenas para 2022.

Alistamento militar

Desde a última quarta-feira, dia 02 de janeiro, jovens que completarão 18 anos neste ano já podem se alistar para o serviço militar obrigatório. A inscrição, que vai até o fim do mês de julho, dia 28, pode ser feita virtualmente, através do site, ou pessoalmente, na Junta de Serviço Militar de cada cidade. O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino. Quem não se alistar pode ser punido com uma multa, cujo valor varia conforme o tempo decorrido, até que se apresente à Junta Militar. Após o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos quanto à data em que deverão comparecer ao processo de seleção, que, geralmente, ocorre nos meses de fevereiro e novembro. A Junta de Serviço Militar de Pomerode fica anexa ao Prédio da Prefeitura. O jovem deve estar acompanhado da Certidão de Nascimento ou Casamento original, Identidade e CPF e Comprovante de Residência atual.

Resultado Enem 

A ansiedade já está prestes a acabar. Segundo o Ministério da Educação, a divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, referente ao ano passado, será no dia 18 de janeiro. A consulta poderá ser feita na Página do Participante ou através do aplicativo do Enem.

Para os participantes que fizeram a prova como forma de autoavaliação – comumente chamados de treineiros –, o resultado será divulgado dois meses depois, no mês de março, sem data divulgada.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro semestre deste ano, também será divulgado o espelho de correção das redações.

A nota do exame poderá ser utilizada para concorrer a vagas no ensino superior público, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prioridades para Santa Catarina 

Em seu discurso de posse, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Carlos Moisés afirmou que, no momento, sua prioridade será com a infraestrutura. Na coletiva, reafirmou este compromisso para com o estado, suas rodovias e as obras em andamento. “Essa é uma demanda que nós vimos durante as eleições, onde percorremos as regiões. A prioridade terá que ser a infraestrutura. Queremos ter menos atividade-meio e mais entrega”, disse, segundo matéria divulgada pelo Governo de Santa Catarina. Ao lado da vice e de um intérprete de libras, também, opinou sobre assuntos nacionais, se posicionando como um incentivador de deputados catarinenses e apoiador do sistema previdenciário e, também, a adoção de um novo pacto federativo, com maior fatia para estados e municípios.

À população, cabe torcer para nosso estado continuar progredindo! 

Em coletiva, o governador anunciou, também, quais são as medidas  de contenção de gastos, ressaltando a necessidade dos cortes de custos da máquina pública, entre outras ações tomadas. 

Aos leitores...

O mês de janeiro é marcado para nós - a equipe do Jornal de Pomerode - por ter um dia específico em comemoração a vocês, leitores, no dia 07. 
Como colunista deste jornal, não poderia deixar a data passar em branco, sem agradecer a todos que, de certa forma, contribuem para que nosso trabalho continue diariamente. 

Sabe para quem nosso trabalho é feito? Sim, isso mesmo, para você! 

Desde o início, nosso compromisso é firmado em informá-los. 

Hoje, e todos os dias, nosso mais sincero muito obrigado por tornar possível nossa circulação. Afinal, é nosso dever estar com vocês, diariamente! 



Publicado em 09/01/2019 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png

Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos:







Autor deste artigo

Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg