Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Coluna do Mani - 04/04

Rede de Vizinhos
Na noite de terça-feira, 27 de março, a Polícia Militar de Pomerode, juntamente com os moradores do Jardim Pomerânia, realizou mais uma reunião de entregas de placas da Rede de Vizinhos. 
O projeto, que já se espalha por toda a Santa Catarina, tem como objetivo a soma de esforços entre a comunidade e a Polícia Militar. 

Ajudar o próximo

Como já noticiado, um morador do bairro Pomerode Fundos, chamado Abimael Guilherme da Silva, de 15 anos, possui uma doença rara nos olhos, a Ceratocone, que afeta as córneas e, em níveis altos de gravidade, pode causar a cegueira. 

Na edição de número 1106, contamos um pouco mais da história deste rapaz, que pode ter toda a sua rotina alterada por causa da doença. 

Para curar o problema, o garoto precisa realizar procedimentos cirúrgicos o quanto antes. O valor da cirurgia é de R$ 21 mil.

Você pode contribuir acessando o site www.abacashi.com/p/cirurgia-do-abimael-crosslinking-de-cornea.mil. 

Caminhada no Dia Mundial da Saúde

Alusivo ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, a Secretaria de Saúde de Pomerode irá realizar um evento com o intuito de promover e incentivar uma vida mais saudável. A caminhada pela saúde acontece no dia 14 de abril, a partir das 8h, com concentração, saída e chegada na Policlínica do Centro. O trajeto passa pela Rua Jorge Jung, em direção à Rua Alexandre Burger, seguida da Avenida 21 de Janeiro, até a Câmara de Vereadores, Rua Heinrich Passold, seguida da Rua Luiz Abry, até a Rua Paulo Zimmermann, retornando à USPAK pela Rua Hermann Weege.

Os interessados em participar devem usar uma roupa confortável e levar uma garrafa com água. O evento é aberto ao público e gratuito. Haverá serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar no local do evento. No trajeto, serão distribuídos folder’s temáticos da saúde. No retorno da caminhada, será servido um lanche saudável.

Caso chova no dia da caminhada, um aulão de dança será feito nos fundos da Unidade de Saúde, em área coberta.

150 mil visitantes

A 10ª edição da Osterfest encerrou no domingo de Páscoa, 01 de abril, e registrou um público de 150 mil visitantes durante o mês de realização do evento. Um evento já consagrado no calendário pomerodense, que alia cultura, tradição e entretenimento.

Chuva, deslizamentos e prejuízos
Durante o fim de semana, Pomerode foi castigada com um forte chuva que, em pouco menos de duas horas, causou estragos que ainda estão sendo revertidos durante a semana. A região sul da cidade foi a mais afetada, com alagamentos e deslizamentos, que, somente estes, chegaram a somar mais de 100 pontos, com distintas proporções. O prefeito Ércio Kriek decretou situação de emergência para que pudesse efetuar a contratação, de forma imediata, de empresas para prestação de serviço com maquinário adequado, no intuito de acelerar o processo de revitalização da cidade.

II Seminário Regional Escolar Paralímpico

A Academia Paralímpica, braço educativo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir desta quarta-feira, dia 04, até sexta-feira, dia 06, realiza o segundo Seminário Regional Escolar Paralímpico, em Florianópolis. O objetivo é difundir o conhecimento sobre o esporte adaptado. Ao longo do ano, serão seis encontros que atendem a todas as regiões do país. O primeiro deles foi em Belém, Pará, no mês de março.

Na capital catarinense, os estados atendidos serão Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 200 pessoas estão inscritas nos cursos, palestras, mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos científicos na capital catarinense. Belém recebeu o mesmo número de inscrições. O Seminário acontece no Instituto Estadual de Educação, no Centro de Florianópolis.

Vale ressaltar que Santa Catarina é um dos grandes celeiros do esporte paralímpico brasileiro, sobretudo por meio dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). O estado sagrou-se campeão das Paralimpíadas Escolares de 2014. 

 “O seminário é uma das principais ações desta gestão do Comitê Paralímpico Brasileiro, uma vez que descentraliza a capacitação dos professores de Educação Física da rede de ensino de todas as regiões do país. Tivemos muito êxito na primeira edição, que aconteceu em Belém, e, agora, vamos para a região Sul, em Santa Catarina, em um estado conhecido por valorizar a cultura do esporte para a pessoa com deficiência”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, e que esteve presente na cerimônia de abertura do evento. 

Em todos os seminários, haverá três cursos-padrão, sendo cada um sobre um tipo de deficiência: visual, física e intelectual. O projeto espera atender 1.260 profissionais da área de educação e de saúde ligados ao esporte. Para participar do seminário, os inscritos precisam estar vinculados com alguma instituição de ensino. 

Ainda em abril, será realizado o seminário referente à região Nordeste, em Natal, Rio Grande do Norte, de 18 a 20. No mês seguinte, será a vez de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 02 a 04 de maio. Depois, o evento retornará à região Norte, de 23 a 25 de maio, em Manaus, Amazonas. Por fim Belo Horizonte, Minas Gerias, de 06 a 08 de junho. 



Publicado em 05/04/2018 - por Mani Goede

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo

Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg